Nesta quarta-feira (13) a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Representantes da Sociedade e Empresários de Inocência se reuniram com Mário José de Souza Neto, Diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Arauco, para começar a discutir o planejamento estratégico do município de Inocência para a construção da nova indústria de celulose em Inocência.

Foram realizadas reuniões em dois momentos, para públicos diferentes, inicialmente a primeira reunião aconteceu no Espaço Conviver às 10h e foi voltada para os vereadores e secretários da Prefeitura Municipal, a solenidade foi conduzida pelo Radialista e Servidor Público Municipal Marcos Amaral, e a mesa principal foi formada pelo prefeito Antônio Ângelo, o Vice-Prefeito Adair Aparecido, o Representante da Arauco Mário José e o Presidente da Câmara dos Vereadores Ademilson Junqueira. Posteriormente, às 13h no Centro Cultural Lázara Lessonier, a reunião foi voltada para Empresários e Representantes da Sociedade Civil de Inocência, e a solenidade que foi conduzida pelo radialista Marcelo Santos teve na mesa principal o Prefeito Toninho da COFAPI, Vice-Prefeito Prof. Adair, 1ª Secretária da Câmara dos Vereadores Joceana Rosa, Presidente da Casa da Amizade Gislainy Neves, Presidente da Associação Comercial Mariene Garcia a Gerente Regional do Sebrae da Costa Leste Josi Signori e o representante da Arauco Mário José de Souza Neto.

O intuito da reunião foi iniciar o contato da sociedade de Inocência com a Empresa Arauco, tendo em vista a construção da indústria de celulosa no município, e dar os primeiros passos para a construção do plano diretor do município, que é a preparação prévia para implantação das atividades industrias.

De acordo com Mário José: "O projeto está na fase de planejamento até julho de 2024, e tem algumas condicionantes: licenciamento ambiental, formação do maciço florestal e aprovação do diretório da empresa. Satisfeitas as condicionantes entre julho de 2024 e janeiro de 2025 seria iniciada a construção."

O projeto Sucuriú contará no ponto crítico da construção da indústria com 12 mil homens trabalhando, e posteriormente espera-se empregar um contingente de aproximadamente 2500 pessoas, o que será um impacto gigante na zona urbana de Inocência, e já atrai os olhares de muitos empresários de outras regiões que planejam investir no município.

Sobre essa questão o Prefeito Antônio Ângelo se pronunciou: "Com certeza virão muitas empresas para cá, mas estamos preparando os empresários que já estão aqui, há um ano o Sebrae atua inocência pelo programa cidade empreendedora".

Durante a manhã a Câmara dos Vereadores entregou também um ofício para o representante da Arauco, de acordo com o Presidente da Câmara Ademilson Junqueira "o ofício foi solicitando os cargos que a Arauco tem e que serão disponibilizados, pois a ideia é que seja dada a prioridade à população de Inocência nas contratações. E sabendo quais seriam os cargos procurados, quem é daqui poderá se aperfeiçoar e estudar para, como 2028 será a previsão de início das atividades, possa ingressar na empresa. Sabemos que inicialmente será mão de obra pesada, mas não queremos que nossa gente trabalhe somente agora, queremos que depois no período operacional estejam capacitados e habilitados para trabalhar nisso."

O Prefeito Toninho ressaltou a importância da reunião: "A reunião é importantíssima pois vamos estar aqui diante das pessoas que vão trabalhar para cumprirmos nossos compromissos: a Câmara de Vereadores é importantíssima, temos vários projetos para que eles possam aprovar para o benefício do município e da empresa que está vindo, e o nosso quadro de Secretários, Diretores e Funcionários que vai estar à frente do trabalho de prestar serviço à nossa população e também à empresa de celulose que está chegando. Então é um momento importante, trouxemos a diretoria da Arauco para que passe para a população qual a visão da Arauco para desenvolvimento da fábrica, e principalmente em termos de investimentos no social do nosso município. Não é só ganhar dinheiro o que entendemos da empresa, a Arauco quer que Inocência prospere, que a população prospere e que seja gerado trabalho e renda para todos que já mora e para os que vierem para cá."

As próximas audiências para construção do plano diretor de Inocência serão abertas ao público e serão divulgadas pela Prefeitura Municipal de Inocência para que todas possam participar e construir o futuro de Inocência.

É a Inocência do futuro, HOJE!
Local: Espaço Conviver, Centro Cultural Lázara Lessonier - Inocência/MS