19 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
EMPREENDEDORISMO
Com apoio do Sebrae, prefeitura lança Portal Empreende Inocência durante 2º Happy Hour de Negócios
Desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, plataforma facilita acesso dos pequenos negócios aos editais de licitação do município

Para facilitar o acesso dos pequenos negócios locais aos editais de licitação lançados pelo município, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae/MS, disponibiliza para os empreendedores o Portal Empreende Inocência. Desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, a plataforma digital foi lançada, na noite dessa quarta-feira (19), durante o 2º Happy Hour de Negócios.

Realizado na Feira do Produtor, a iniciativa contou com a presença de representantes da administração pública, empresários e produtores rurais, e teve a proposta de possibilitar o networking e a troca de conhecimentos entre os empresários de forma descontraída. Na data, além do lançamento, o encontro trouxe um diálogo sobre o tema “Compras públicas e o Desenvolvimento Local”, mediado pelo consultor do Sebrae, Luis Pivovar.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS e coordenador do eixo de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, promover ações como o Happy Hour de Negócios é uma forma de trazer novas oportunidades para os empreendedores locais e a entrega do Portal Empreende para o município é um passo importante para o desenvolvimento, pois possibilita que os empreendedores acompanhem os processos licitatórios e se preparem para participar dos pregões.

Outra vantagem da plataforma é que ela contém informações que auxiliam as empresas locais a entenderem quais são as exigências que devem ser cumpridas para se tornarem aptas a vender para a prefeitura. “O portal visa aproximar os empresários da gestão pública e ampliar a transparência dos certames. Com essa iniciativa, o poder público incentiva as empresas locais a participarem dos pregões e identifica quem pode se tornar fornecedor. São os pequenos negócios que geram renda e emprego para cidade e, a partir do momento que se adquire produtos deles, é possível promover o ciclo virtuoso da economia e viabilizar o desenvolvimento”, destacou Marcus.

O assessor jurídico da Prefeitura de Inocência, Luiz Aurélio Valentim de Paula, falou ao público sobre o Portal Empreende, que já está disponível para que as empresas interessadas possam se cadastrar. Ele mencionou a relevância da plataforma para auxiliar os empreendedores locais e a importância da adesão. “Essa é mais uma ferramenta que nos possibilita inovar e trazer benefícios para os comerciantes locais a partir das compras públicas. Acredito que vai melhorar tanto o processo de compras da prefeitura, quanto no sentido de oferecer orientação para que o empresário possa se adequar e participar das licitações”, disse.

Serviço e transparência

Além de acompanhar os processos licitatórios, a ferramenta permite que os empreendedores locais cadastrados tenham acesso ao Cronograma de Compras da Prefeitura Municipal, o que possibilita que eles se preparem para participar dos pregões. Outra vantagem da plataforma é que ela contém informações que auxiliam as empresas locais a entenderem quais são as exigências que devem ser cumpridas para se tornarem aptas a vender para a prefeitura.

O portal também irá possibilitar que o processo de compras seja mais transparente, já que os empreendedores poderão ter conhecimento do andamento das licitações feitas pela prefeitura, além de conseguirem emitir as certidões necessárias. Outro recurso disponibilizado é o acesso direto à Sala do Empreendedor, a partir de um atendimento on-line, para o esclarecimento de dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos.

Quem participou do encontro, como a empresária Márcia Soraya, aprovou a nova ferramenta. “Gostei muito do primeiro e por isso não podia ficar de fora do segundo happy hour. Agora terei minha empresa no Portal Inocência Empreende”, comentou a empreendedora.

A plataforma digital também permite que as empresas se aproximem dos consumidores. No portal, há um sistema de georreferenciamento que indica no mapa do município a localização de cada empreendimento cadastrado, além do tipo de produto ou serviço oferecido, com isso, a população consegue encontrar soluções para as demandas que possui de modo fácil e rápido.

Para obter outros detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Sustentabilidade

Aproveitando a oportunidade também foi apresentado para a população o representante da empresa Lobos Verdes Ambiental, Fabrício Carnevale, falou sobre a coleta de óleo usado que acontecerá em Inocência a partir de agora. A empresa estará comprando o litro de óleo de cozinha que a população utiliza em casa por dois reais ou trocando cinquenta litros por dois pacotes de detergente. A iniciativa que foi abraçada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, faz parte da política ambiental de sustentabilidade que a Prefeitura Municipal visa promover em Inocência!

Fonte: Sebrae MS
Autor: Nayara Tiago