03 DEZ 2021
EMPREENDEDORISMO
Alunos de Escolas Municipais de Inocência expõem produtos desenvolvidos em sala
Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nesta quarta-feira (01), foi realizada a Feirinha do JEPP em duas Escolas Municipais de Inocência: Professor Olivalto Elias da Silva e Cirilo Anoena da Costa. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Inocência, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas duas escolas de Inocência, 628 alunos participaram do projeto e 19 professores foram capacitados.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Segundo Mario Gonçalves de Sousa, aluno da Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa, através do projeto foi possível trabalhar com áreas e produtos de maior afinidade. “Eu aprendi muito sobre abertura de empresas com o JEPP e para a feirinha eu voltei os meus produtos para o segmento do agronegócio, que eu acredito ser uma área de bastante movimento, além de gostar dessa área e ter afinidade com o assunto”, disse o aluno

Já para Rogério Eduardo da Silva, professor da Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa, o projeto foi abraçado pelos professores e alunos. “A metodologia veio de encontro com as normas da base nacional comum curricular, a qual já estamos integrados, e nos auxiliou bastante, trouxe assuntos que se encaixavam com outras disciplinas que são de suma importância”, completou Rogério.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

Fonte: SEBRAE MS
Autor: Fabrício Corrêa Parecis