23 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
EMPREENDEDORISMO
Oficina "Avanços e Desafios" Promove Parceria entre SEBRAE e Prefeitura de Inocência para Impulsionar a Agricultura Familiar

Na última segunda-feira, 23 de outubro, o Centro Cultural Lázara Lessonier, localizado na encantadora cidade de Inocência, foi palco de um evento crucial para o fortalecimento da agricultura familiar na região. A oficina intitulada "Avanços e Desafios" foi promovida pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Prefeitura de Inocência, visando fomentar e discutir as compras públicas da agricultura familiar, principalmente através dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) destinados à merenda escolar.

A iniciativa demonstrou o compromisso dessas instituições em impulsionar o desenvolvimento local e promover a produção agrícola sustentável, ao mesmo tempo em que se atende às necessidades nutricionais das escolas por meio de alimentos frescos e de qualidade. A agricultura familiar desempenha um papel fundamental nesse contexto, fornecendo alimentos saudáveis e contribuindo para o crescimento econômico da comunidade.

O evento reuniu produtores rurais, representantes do governo municipal e diversos interessados no fortalecimento da agricultura familiar. Durante a oficina, foram abordados temas como:

1. Compras Públicas e Agricultura Familiar: O SEBRAE e a Prefeitura destacaram a importância das compras públicas como um mecanismo para impulsionar a economia local e apoiar os pequenos produtores.

2. Recursos do FNDE para Merenda Escolar: Foram apresentados os recursos disponíveis pelo FNDE destinados à aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. Essa iniciativa visa incentivar a oferta de produtos locais nas escolas, promovendo uma alimentação mais saudável e contribuindo para o desenvolvimento da região.

3. Capacitação e Acesso a Mercados: Os participantes puderam aprender sobre programas de capacitação e acesso a mercados oferecidos pelo SEBRAE, que visam melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a competitividade dos agricultores familiares.

4. Casos de Sucesso: Foram compartilhados exemplos de agricultores locais que já obtiveram sucesso na comercialização de seus produtos para as escolas, inspirando outros a seguir o mesmo caminho.

A oficina também proporcionou um espaço de diálogo, permitindo que os produtores rurais e os representantes das instituições presentes compartilhassem suas experiências, dúvidas e sugestões. Essa interação fortaleceu ainda mais o compromisso mútuo de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Inocência.

O evento "Avanços e Desafios" deixou claro que a colaboração entre o SEBRAE e a Prefeitura de Inocência tem o potencial de gerar impactos significativos na vida dos produtores rurais e na qualidade da alimentação das crianças nas escolas. Ao incentivar a agricultura familiar e as compras públicas, a cidade de Inocência caminha na direção de um futuro mais sustentável e próspero para todos os seus habitantes.

Local: Centro Cultural - Inocência/MS