21 AGO 2022
EMPREENDEDORISMO
Feira do Produtor de Inocência é reinaugurada pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal
Com novo layout, implementado por meio do Cidade Empreendedora, espaço foi palco para a primeira troca de recicláveis por alimentos feita por estudantes atendidos pelo Recicla Verdinho

Localizada na área central de Inocência, a Feira do Produtor do município, abriu as portas de cara nova nesse domingo (21). Para tornar o espaço mais atrativo para a população local, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, possibilitou a implementação de uma nova identidade visual.

O layout foi apresentado ao público em uma solenidade de reinauguração realizada no início da manhã, na data, além dessa entrega, foi a primeira vez em que os estudantes beneficiados pelo programa Recicla Verdinho puderam trocar a moeda social adquirida com a entrega de materiais recicláveis na escola por alimentos saudáveis. A iniciativa é realizada junto com a Prefeitura Municipal e Sebrae/MS, e o Sicredi também é parceiro na ação.

Segundo o prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos, o novo layout da feira e o Programa Recicla Verdinho estão atraindo novos visitantes. “Estamos vivendo um momento ímpar, principalmente, com o trabalho do Sebrae nesse tempo em que aderimos o Cidade Empreendedora. Esse projeto do Recicla Verdinho chegou numa boa hora, porque esses estudantes poderão levar comida para as famílias, além da educação ambiental e a melhoria da qualidade de vida”, destacou.

Além da venda de artesanato e produtos alimentícios, a Feira do Produtor traz para os moradores de Inocência, alimentos frescos vindos diretamente do campo. Dos 14 expositores, cerca de sete, são produtores da agricultura familiar. De acordo analista técnico do Sebrae/MS, coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, a implementação da nova identidade visual foi feita após a visita de uma arquiteta ao espaço que possibilitou confecção do projeto. Mais do que a mudança no layout, os produtores recebem apoio para que possam melhorar a relação com cliente e a qualidade dos produtos.

“Antes da reinauguração, foi feita a oficina ‘Dez passos para o sucesso’, para que os produtores aprendessem como dar mais visibilidade ao negócio e entendessem a importância do trabalho em conjunto. A partir desse encontro, elaboramos um plano de ação para que novas capacitações sejam feitas e os ajudem a melhorar outros pontos como atendimento ao cliente e elaboração de preço. Todo esse trabalho é feito simultaneamente a consultoria, que é oferecida pelo Sebrae/MS aos produtores na área de Compras Públicas, para planejamento de produção e melhoria dos produtos”, esclareceu Marcus.

Esse acompanhamento oferecido por meio do programa Cidade Empreendedora já tem dado resultado. Valdete Maria, representante dos feirantes, é uma das produtoras da agricultura familiar atendida pelo Sebrae/MS. “O espaço ficou muito bonito, a feira estava acabando e agora com essa nova identidade e com o Verdinho em Inocência, acreditamos que será muito visitada”, afirmou.

Andreia Silva, do Assentamento Serra, também é uma das produtoras que recebeu atendimento do Sebrae/MS. “Essa melhoria na feira representa uma nova esperança para os produtores e esperamos que as crianças passem a consumir mais alimentos saudáveis. Isso é muito bom para todos”, comentou.

Programa Recicla Verdinho

Cerca de 190 alunos do 4º e 5º do ensino fundamental das escolas CEI Prof. Olivalto Elias da Silva e Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa participam da iniciativa que permite a troca de materiais recicláveis pela moeda social “verdinho”. Com ela, as crianças conseguem adquirir produtos na agricultura familiar na Feira do Produtor. No domingo (21), quando os alunos puderam fazer a compra pela primeira vez, várias famílias estiveram presentes.

Kauâ Rafael, 9 anos, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, foi a feira com a família e trocou seus ‘verdinhos’ por couve-flor. “Achei um projeto muito bom e gostaria que tivessem mais como esse”, relatou Kauâ. Além de estimular a reciclagem, o programa também viabiliza que os estudantes sejam capacitados em temas como sustentabilidade econômica, social e ambiental, por meio de visitas técnicas e palestras.

Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / SEBRAE-MS
Autor: Nayara Tiago