29 SET 2022
Mamães beneficiárias do CRAS participam de Oficina Renascer
Na última quinta-feira (29), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), através da Secretaria de Assistência Social, aconteceu a Oficina Renascer, que faz parte do PAIF (O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), ministrada pela Psicóloga Eliane Rodrigues da Silva Pirani, Assistente Social Ivanir de Jesus Souza e estagiária de Psicologia Ana Gabriela Martins Leal da Costa, onde foram entregues kits maternidades para as futuras mamães e tiveram um momento de reflexão sobre a gestação.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Dentro do PAIF temos as oficinas com famílias, que têm por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial, o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos.

A chegada de um novo membro ou a partida de outro, gera uma nova fase no ciclo de vida familiar que envolve alegrias, tristezas, expectativas, dúvidas, novos aprendizados e novas exigências. O enxoval que foi entregue inclui mamadeiras, fraldas, banheira e outros itens necessários para os cuidados com o bebê.

Local: CRAS - Inocência/MS