22 MAR 2024
Equipe da Secretaria de Assistência Social de Inocência Participa de Capacitação na Escola do Suas

No período de 18 a 22 de março, a equipe da Secretaria de Assistência Social de Inocência, sob o comando da Secretária Helem Costa, participou de uma importante capacitação na Escola do Suas, em Campo Grande. O curso teve como objetivo capacitar os técnicos para a implementação do Comitê de Escuta Especializada no município, em conformidade com a Lei 14341.

A capacitação foi ministrada pela renomada Prof. Dra. Doemia Ignes Ceni, Assistente Social do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Com vasta experiência na área, Dra. Doemia trouxe um conhecimento valioso para os participantes, abordando aspectos teóricos e práticos relacionados à criação e funcionamento do Comitê de Escuta Especializada.

A Lei 14341, que fundamenta a criação do Comitê de Escuta Especializada, tem como objetivo principal promover um atendimento qualificado e humanizado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O Comitê atua como um espaço seguro e acolhedor, onde os relatos dessas crianças e adolescentes são ouvidos de maneira sensível e respeitosa, visando garantir seus direitos e oferecer o suporte necessário para o enfrentamento das situações vivenciadas.

Durante os cinco dias de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), bem como sobre os procedimentos e protocolos específicos para a implementação do Comitê de Escuta Especializada. Além disso, foram discutidas estratégias de articulação com outras instituições e redes de proteção, visando fortalecer o trabalho em rede e garantir uma atuação integrada e eficaz.

A participação da equipe da Secretaria de Assistência Social de Inocência nessa capacitação representa um importante passo rumo à consolidação de uma política pública voltada para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o conhecimento adquirido e o apoio da comunidade, espera-se que o Comitê de Escuta Especializada possa desempenhar um papel fundamental na garantia de um futuro mais seguro e digno para as crianças e adolescentes do município.

Local: Campo Grande/MS