07 OUT 2021
DEMUTRAN promove ação para conscientização no trânsito
Coordenadoria Educacional de Trânsito, Polícia Militar, Detran e DEMUTRAN realizaram ação em conjunto para sensibilizar pedestres e motoristas sobre os riscos no trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito é um projeto com varias ações em defesa da vida, que acontece de longa data, idealizada pela Secretaria Nacional do Trânsito, que é a entidade gestora em âmbito nacional, em parceria com organizações internacionais e os DETRANS de cada estado. Foi demarcada uma semana anualmente para conscientização e educação da população sobre as normas e regras de circulação e trafegabilidade. A secretaria orienta os conselhos estaduais, que repassam para os departamentos municipais as orientações e apoio técnico para realização das campanhas educativas e de alertas.

Devido ao alto índice de sinistros nas vias, a conscientização da população é necessária e fundamental. Toda e qualquer ação para geração de impacto, no sentido de chamar a responsabilidade dos condutores objetivando a redução de mortes no trânsito e pessoas acamadas nos hospitais, contribuindo para a política nacional de saúde, é fundamental,  pois quanto menos pessoas acidentadas menos pessoas serão hospitalizadas e menos vidas serão ceifadas.

O DEMUTRAN, através do Chefe do Departamento Odorico Garcia, que já geriu o setor de 2008-2016 e utilizou a sua experiência para o presente,  percebeu a necessidade cada vez maior de conscientização da população, que mesmo vivendo em uma cidade pequena, tem contato com o trânsito de grandes cidades onde as situações são mais drásticas.

O ponto escolhido para montagem do cenário foi a entrada da cidade, onde ocorre uma grande circulação de pessoas e veículos, e o cenário representa um motorista que estava ou sob efeito de drogas ou utilizando um aparelho celular ao volante, que entrou na via desatento gerando um óbito. O que chamou a atenção das pessoas, e as sensibilizou, gerando uma grande repercussão no município para o fato de que o descuido e a irresponsabilidade no volante pode ter graves consequências.

O cenário foi montado pelo DEMUTRAN, em conjunto com o DETRAN, Polícia Militar e Coordenadoria de educação de trânsito, conseguindo alcançar o efeito esperado, pois diversas pessoas entraram em contato com o setor para mais informações, buscando entender a motivação da ação, e o que de fato havia ocorrido, ou seja, foram sensibilizadas com a ação, o que passa a ter efeito na prática dos condutores e pedestres no dia-a-dia.

Diante do resultado obtido o DEMUTRAN continua realizando várias ações dentro das escolas e na manutenção da sinalização das vias do município, e atua ativamente junto a Polícia Militar e ao DETRAN, para promover a conscientização da população e a prevenção de sinistros no trânsito.

Conclui o Diretor Odorico

Todas as iniciativas e ações que são desenvolvidas contribuem com a elevação do nível de conhecimento dos condutores, motoqueiros, ciclistas e pedestres na construção de uma sincronia e harmonia nas vias em defesa da vida.

Fonte: Departamento de Comunicação Social