11 ABR 2024
Secretário de Saúde de Inocência Presta Esclarecimentos Cruciais na Rádio Montana FM

Na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, o Secretário de Saúde de Inocência, Doniseth Bernardo, juntamente com Amélia Reni, responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Lauriene Latta, encarregada dos medicamentos de alto custo, e a equipe, participaram de uma entrevista esclarecedora na Rádio Montana FM. O encontro foi conduzido pelo radialista Marcelo Santos e teve início às 08h30.

Durante a entrevista, o Secretário Doniseth Bernardo abordou questões fundamentais relacionadas ao fornecimento de medicamentos pela Prefeitura Municipal de Inocência. Ele destacou que o processo de licitação, necessário para aquisição de medicamentos, pode ocasionar atrasos em alguns casos. Doniseth ressaltou a importância de os cidadãos manterem todos os documentos necessários em mãos para facilitar o acesso aos medicamentos e serviços de saúde do município.

Lauriene Latta, responsável pelos medicamentos de alto custo, também compartilhou suas preocupações durante a entrevista. Ela mencionou que muitas vezes os médicos prescrevem medicamentos que não estão na lista dos medicamentos licitados pela Prefeitura. Essa situação dificulta o trabalho da equipe e pode atrasar o processo de fornecimento dos medicamentos necessários aos pacientes. Lauriene enfatizou a importância de os profissionais da saúde conhecerem e respeitarem a lista de medicamentos disponíveis para prescrição no município, visando agilizar o atendimento aos pacientes que dependem desses medicamentos.

Amélia Reni contribuiu à discussão ao abordar a REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). Ela explicou que essa lista contém 171 itens, dos quais até a presente data faltam apenas 14. Desses 14, um medicamento fracassou na licitação e outro está descontinuado. A REMUME foi elaborada para atender aos atendimentos locais nos postos de saúde do município, garantindo o acesso a medicamentos essenciais à população.

Durante a entrevista, foram fornecidos os contatos diretos para mais informações e assistência da Secretaria de Saúde (67 9 9923 8876) e da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) (67 9641 0709). Esses números estão disponíveis para que os cidadãos possam buscar suporte e esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços prestados pelo município.

A entrevista na Rádio Montana FM proporcionou uma plataforma importante para dissipar dúvidas e informar os ouvintes sobre os procedimentos e desafios enfrentados na área da saúde em Inocência. Doniseth Bernardo, Lauriene Latta, Amélia Reni e seus colegas demonstraram comprometimento em melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde pública, destacando a colaboração necessária entre governo, profissionais da saúde e comunidade para alcançar esse objetivo.

O Secretário encerrou a entrevista incentivando a população a buscar orientações junto à Secretaria de Saúde sempre que necessário e a participar ativamente das políticas públicas locais relacionadas à saúde.

Essa iniciativa destaca a importância da transparência e do diálogo aberto entre os responsáveis pela saúde pública e a comunidade, visando garantir um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos os cidadãos de Inocência.

Local: Inocência/MS