31 MAR 2021
Sistema de esgotamento sanitário de Inocência será ampliado para 1.440 famílias
Sanesul vai investir R$ 7 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Inocência

Vão começar as obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico no município de Inocência, estando a ordem de serviço já autorizada e contemplando mais de 24 km de rede na cidade. O valor total da obra é de R$ 7.049.807,58.

“Os investimentos garantidos para os municípios demonstram que a Sanesul está comprometida em avançar com as obras de coleta e tratamento de esgoto no Estado. Em Inocência, todas as obras de saneamento estavam finalizadas, aguardávamos apenas essa ampliação do esgotamento. Agora, com a autorização liberada, vamos poder avançar com o projeto e levar a rede para os bairros que faltam. É um investimento grande que vai possibilitar aumentar o índice de cobertura desse serviço para toda a cidade. Há um empenho do Governo Estadual e nosso, a fim de ampliar a qualidade de vida das nossas cidades e população”, ressaltou o diretor presidente Walter Carneiro JR.

Junto aos 24km de rede coletora de esgoto, serão executadas mais 1.440 ligações domiciliares, e a construção de mais duas elevatórias (a Luiz de Paula e João Valadão).

“Mais mil e quatrocentas famílias serão beneficiadas com a rede na porta de casa, podendo desativar as suas fossas sépticas, ligando direto na rede Sanesul. Nós temos a estação de tratamento de esgoto pronta que faz esse serviço de forma adequada. Cidades com rede de esgoto são mais valorizadas, não tem problemas com mau cheiro, não tem esgoto a céu aberto e mantém a saúde dos moradores segura”, comentou o presidente.

Atualmente Inocência tem todo o seu sistema de saneamento operado pela Sanesul, que já realizou importantes obras tanto de fornecimento de água potável assim como de serviço de coleta e tratamento de esgoto. O Governo do Estado em parceria com o Município, por meio da Sanesul, já entregou ao município uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de tratar 10 litros por segundo.

A população também conta com água tratada todos os dias após muitas obras de rede de distribuição, ligações domiciliares e perfuração de poços. Em inocência há 2 poços (INC-005 e INC-006), 1 reservatório apoiado com capacidade de 500 m³ e 1 reservatório elevado com capacidade de 150 m³.

O Prefeito Toninho vem acompanhando o projeto de perto e está muito contente com o resultado. A expansão da rede de esgoto para o município inteiro é um sonho do gestor, que busca a captação de mais recursos para melhorar a infraestrutura local e oferecer melhor qualidade de vida para a população.

O Prefeito Toninho da COFAPI, na sua segunda administração, conseguiu junto ao Governo do Estado e Sanesul a Construção de 10% da rede de esgoto da cidade de Inocência, e também a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, sendo na época foram investidos cerca de R$3.000.000,00. Nesse momento,a ampliação da canalização da rede de esgoto  da cidade é uma conquista importante para a melhoria da qualidade da saúde de nossa população, nas palavras do Prefeito: "estamos muito felizes com mais esse investimento do Governo Estadual e da Sanesul."

Fonte: Sanesul