12 MAI 2023
Administração Municipal implementa modelo inovador de diagnóstico
Equipe de Enfermeiros, acs e recepção.
Novo modelo de diagnóstico visa trazer economia, rapidez e redução das filas de atendimento.
Nos dias 10, 11 e 12 de maio a Enfermeira do Núcleo Telessaúde MS, Gisele Fonzar, esteve Inocência em reunião com a equipe de saúde do município para reativação do serviço de telediagnóstico em dermatologia. Na oportunidade a equipe administrativa, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde receberam uma capacitação e treinamento para a implementação e realização da teledermatologia.

A Teledermatologia é um modelo funcional de diagnóstico em dermatologia via internet, que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Básica e do atendimento especializado. A tecnologia inovadora é desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina através do INCoD (Instituto Nacional para Convergência Digital). O grande diferencial desta forma de Teledermatologia está na utilização de protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Básica. (TELESSAÚDE UFSC 2022)

A visita da coordenadora seguiu a seguinte programação: na quarta-feira (10/05) ocorreu uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, das 13h às 15h, para apresentação do serviços e discussão dos fluxos, e das 15:30h às 17h aconteceu a orientação da equipe médica solicitante do município.

Na quinta-feira (11/05), também na Secretaria Municipal de Saúde, das 08:30h às 10:00h, aconteceu a orientação da equipe de agentes comunitários de saúde e enfermeiros do município, e das 13h às 16h houve o treinamento teórico. proporcionado pelo núcleo SC, aos profissionais executantes da teledermatologia.

O último dia de programação foi realizado na Unidade de Estratégia de Saúde da Família Abadio Garcia Leal, na sexta-feira (12/05), das 07:30h às 11h, onde ocorreu o treinamento prático para os executantes.

Esse novo modelo de atendimento que está sendo implantado no município trará diversos benefícios, por exemplo:
  • Rapidez e redução de filas - Diminui o número de encaminhamentos desnecessários e reduz o tempo para marcação de consultas especializadas, agilizando o atendimento dos casos graves.
  • Economia - Baixo investimento para implantação, sendo necessário apenas um kit dermatoscópio (máquina fotográfica digital, adaptador de lentes e dermatoscópio).
Local: Inocência/MS