03 MAR 2023
INFRAESTRUTURA
Representantes da Administração Municipal participam de ciclo de palestras sobre trânsito em Campo Grande
O conselho estadual de trânsito de Mato Grosso do Sul, (CETRAN), órgão colegiado de Secretaria de Justiça do estado realizou em Campo Grande  (MS), nos dias 27 e 28 de Fevereiro, extensível aos 79 municípios do estado,  o ciclo de palestras e reciclagem para todos os gestores de órgãos executivos de trânsito,  agentes de autoridade  de trânsito, (Polícia Militar) membros de JARI, coordenação de educação de trânsito e CFCs.  Todos pertencentes ao SNT – Sistema nacional de trânsito.

Por uma demonstração e comprometimento na realização de ações conjuntas para salvar vidas e devido a magnitude do evento a cerimônia de abertura, contou a presença das seguintes autoridades; Vice Governador- Jose Carlos Barbosa (Barbosinha), Secret. de Estado de Segurança Pública- Antonio Carlos Videira, Dirt. Presidente do Detran Ms Rudel Espíndola Tindade, Tem Cel PM  Batalhão Pol. Militar Trânsito- Élcio Almeida e o Superint.  Executico PRF – Augusmar Vieira de Melo. Ambos proferiram palavras de reconhecimento a necessidade de intensificar ações para melhoria da educação de trânsito, da sinalização e da fiscalização em todo estado visando prevenção para atender a década de ação para redução de sequelas e mortes no trânsito.

NO TRÂNSITO,  ESCOLHA A VIDA     (Lema de 2023)

Inocência foi representada pelo Diretor do Dept.  Municipal de trânsito DEMUTRAN, Sr. Odorico Garcia, acompanhado do Comandante da Polícia Militar de Inocência, representando os agentes de autoridade de trânsito (fiscalização)  2º TEN QOPM Fábio Dias de Oliveira, Sr. Hélio de Oliveira Lira, Presidente da JARI, Orizelton Denércio, membro da JARI.  De acordo com Sr. Odorico Garcia, na agenda de trabalho, a Presidente do CETRAN, Dra. Regina Duarte, trouxe os seguintes temas para estudos e atualização das modificações na legislação:

- Sistema RADAR do DETRAN  (departamento de fiscalização trânsito itinerante)
- Sistema RENAINF (registro nacional de infração de trânsito)
- Aplicação da VISÃO ZERO de sinistros
- Procedimentos recursais (direito de defesa dos autuados)
- Gestão de Pátio   (recolhimento de veículos)
- Regulamentação e fiscalização de ciclomotores, bicicletas elétricas, patinetes e SCOOTER
- Transporte intermunicipal de passageiros
- PNATRANS  (plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito
- NOVO  M B F  (manual brasileiro de fiscalização)
- Oficinas sobre Projetos de Educação de Trânsito.

Todos os temas foram profundamente debatidos em plenária, chegando-se a conclusão unânime, de que o tema trânsito, é uma política pública tamanha, quanto a de saúde, educação e segurança pública. Todas as autoridades de todas as esferas do S T (sistema nacional de trânsito), devem fazer uso cotidianamente do inciso I do art. 24 da lei 9503/97. “cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito no âmbito de suas atribuições”

Ainda na oportunidade dessa viagem a Campo Grande, O Diretor do DEMUTRAN, viabilizou agenda em conjunto com prefeito Toninho da  Cofapi, junto o Diretor Presidente do DETRAN, Sr Ruel Trindade, para apresentar demandas em caráter de urgência para malha viária da cidade de Inocência, em face do acelerado incremento da frota de veículos. Foi solicitado suporte técnico de engenharia e financeiro, para elaboração do plano de circulação viária e revitalização da sinalização de trânsito.  Ato contínuo, a agenda foi cumprida pelo Diretor adjunto do Detran Sr. Juvenal Neto e a Diretora do Deptº de engenharia a Arquiteta Maria Moura. Que prontamente, deferiram favorável ao atendimento. Será enviada equipe de engenheiros e arquitetura para montar esse planejamento de circulação viária em nossa cidade.

Portanto, concluímos, que as demandas já existem, são notáveis e visíveis,  estamos contando com a magnífica parceria de nosso governador Sr. Eduardo Riedel e as Secretarias estaduais de governo, para preparar nossa cidade e receber com segurança, as demandas que teremos com a instalação de vários empreendedores, pessoas físicas e jurídicas agregados ao mega projeto de produção de celulose  denominado SUCURIÚ do grupo ARAUCO.

Fonte: DEMUTRAN
Autor: Odorico Garcia