17 JAN 2023
ESPORTES, CULTURA E LAZER
Professora de Inocência publica três livros e realiza resgate histórico-cultural no Município
Maria Helena, 73, é residente de Inocência há 35 anos, e publicou seu terceiro livro em 2022.
A Autora

Maria Helena Molinero de Sousa, natural de Uberaba, Minas Gerais, nascida em 22 de setembro de 1949, hoje com 73 anos, é descrita no seu livro Corações Expostos como: “professora, esposa, mãe, avó, irmã, tia, prima, amiga, colega e apaixonada por nossa cultura”.

Filha de família humilde, desde pequena teve o desejo de ser professora. Cursou o magistério, graduou-se em Letras e fez especialização em Língua Portuguesa. Atuou por mais de 36 anos como professora. Casada com um conhecido cidadão de Inocência, o Engenheiro Pedro Edson de Sousa, há 45 anos, Maria Helena tem 4 filhos: Danusa, Larissa, Sabrina e Matheus; e 4 netas: Maria Eduarda, Ana Clara, Amanda e Bianca. Amante das Artes, atuou como Diretora de Cultura em Inocência entre os anos de 2010 e 2016. (A Indomável Força do Amor, 2021)

A obra

Seus livros vieram da experiência de sala de aula, pois os alunos gostavam de livros que fossem “finos” e com as letras grandes, pois eram mais fáceis para ler. Seus três livros tem uma média de cinquenta páginas, são uma leitura fluida e prazerosa, e uma oportunidade para retomar o hábito de leitura.

A paixão, que Maria descreve em seu livro, foi a motivadora para escrever 3 livros, o primeiro Inocência tem História, o segundo A Indomável Força do Amor, e o seu último Corações Expostos, retratando desde a cultura da comunidade local onde vive até o mais íntimo dos sentimentos de uma mãe.

“Uberabense de nascimento e inocenciense de coração, bendita terra onde encontrei o lugar ideal para viver com minha família”, através desse registro em um de seus livros podemos entender a motivação para escrever seu primeiro livro: Inocência tem história – 50 anos com você, que é um projeto de pesquisa documental e memorial de Inocência, realizado em 2013 quando a mesma atuava no departamento de cultura do município.

O livro foi fruto da comemoração dos cinquenta anos de emancipação político-administrativa do município, e visou mostrar e valorizar a conhecida Cidade Romance.

Já com mais experiência, e com um viés mais romântico, seu segundo livro A Indomável Força do Amor – Meu Presente de Deus, publicado em 2021, é descrito como “uma oração de agradecimento a deus, em forma de livro”. Na contracapa do livro a autora descreve o mesmo como “a batalha de sobrevivência pela vida, de uma criança que nem sua própria mãe biológica acreditava na caminhada pela vida”.

Sua última publicação, de 2022, Corações Expostos -  Coletânea de Poesias, Contos e Crônicas,  é um apanhado de textos resultantes do “1º Concurso Inocência de Literatura”, que aconteceu em 2010, que foi um projeto da então Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, conduzida na época pelo mesmo Secretário atual, Alaerte Modesto. O livro é composto por crônicas, poesias e contos, produzidos por habitantes de Inocência, por isso o nome Corações Expostos, sendo uma exposição dos sentimentos dos residentes de nossa terra.

Onde adquirir?

Os livros estão disponíveis para serem adquiridos na loja “Dona Barata” em Inocência, e os dois últimos, publicados pela editora ‘Autografia’, estão disponíveis no site da editora para compra online www.autografia.com.br.

A Administração Municipal expressa sua imensa gratidão e estima a Professora e Escritora Maria Helena por sua imensa contribuição intelectual e cultural para o município de Inocência!
Local: Inocência/MS