09 NOV 2022
Você conhece os escorpiões?

Periodicamente a Vigilância em Saúde, através de seus agentes, realizam visitas com o objetivo de prevenir a proliferação de animais peçonhentos e os escorpiões são um exemplo disso, mas você sabe reconhecer um escorpião? Os escorpiões são um dos animais terrestres invertebrados vivos mais antigos da Terra.

Eles passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos, ou enterrados na areia no deserto. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem.

Os escorpiões do gênero tityus, são os principais responsáveis pelos acidentes graves em crianças. O mais conhecido na cidade de Inocência–MS é escorpião amarelo. Ele possui pernas e cauda amarelo-claro, sendo que a parte inferior do final da cauda apresenta coloração escura. É característica a presença de uma serrilha no 3º e 4º segmento da cauda. Pode medir até 7 cm de comprimento.

Desta forma é necessário que você mantenha seu terreno limpo e organizado, para evitar este animal indesejado, pois é muito comum encontra-lo em terrenos baldios com mato, entulhos, cascas de árvores, lixo, em galerias de águas pluviais, esgotos, cemitérios, fosso de elevador, caixas de gordura, caixas e pontos de energia, fosso de lixo, bocas de lobo próximas aos imóveis etc.3

Local: Inocência/MS