O Ministério da Saúde com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero dá continuidade à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. Esta vacina encontra-se disponível nas 34 mil salas de vacina.
Neste ano de 2015 a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de nove a 11 anos de idade. A vacina também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
É importante ressaltar que deveram ser vacinadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tenham recebido a primeira dose.
Para adolescentes que irão fazer a primeira does nas UESF, não há necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Na vacinação em escolas, caso os pais ou responsáveis não autorize a vacinação da adolescente, orienta-se que assine e encaminhe à escola o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuído pelas Escolas antes da vacinação.
O “Dia D” será no dia 10 de março de março na Escola Estadual Professor João Pereira Valim no período da manhã e no período da tarde. Na escola do distrito do São Pedro a vacinação será no dia 12, período vespertino.
Pais manda pelas suas filhas o termo de recusa, caso não autorize a vacina e o cartão de vacinação. Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção.