06 MAI 2024
Professores e Coordenadores se Capacitam para Inovar na Sala de Aula

Nos últimos dias 2 e 3 de maio, uma efervescência de conhecimento tomou conta das salas de formação das escolas, marcando um compromisso coletivo com a qualidade da educação. Professores e coordenadores se engajaram em uma série de formações com o intuito de trazer inovações significativas para dentro da sala de aula.

Em uma colaboração conjunta entre o Governo Federal, Estadual e os programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) ligado à Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), e o programa MS Alfabetiza, os profissionais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, mergulharam em uma imersão de aprendizado.

As formações abordaram uma gama de temas essenciais para o aprimoramento da prática pedagógica, com foco especial em alfabetização, leitura e recomposição de aprendizagem. O objetivo foi enriquecer ainda mais o repertório de habilidades e conhecimentos dos educadores, capacitando-os para lidar com os desafios contemporâneos da sala de aula.

Simultaneamente, durante esses dois dias intensivos de aprendizado, ocorreram encontros estratégicos destinados aos professores de apoio e coordenadores escolares. Para os professores de apoio, houve uma formação específica sobre o preenchimento do Plano de Trabalho Individualizado (PEI), uma vez que ocorreu a implantação deste sistema no ambiente online das escolas. Essa mudança visa facilitar o processo para os professores de apoio, eliminando a burocracia excessiva de papel e tornando o preenchimento do PEI mais prático e eficiente.

Já para os coordenadores escolares, os encontros foram voltados para a intensificação do real papel do coordenador dentro das escolas. A intenção foi aprimorar a capacidade dos coordenadores em promover o bom andamento das atividades pedagógicas, fortalecendo sua atuação como articuladores e facilitadores do processo educativo. Como parte desse esforço, cada coordenador recebeu o livro "Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas", que servirá como guia e recurso fundamental para os encontros e formações ao longo do ano.

Essa jornada de formação intensiva representa um compromisso firme com a excelência educacional, refletindo o desejo coletivo de oferecer uma educação de qualidade que atenda às necessidades e desafios do mundo contemporâneo. Com professores e coordenadores mais capacitados e engajados, as escolas estão preparadas para enfrentar os desafios do presente e do futuro, proporcionando aos alunos uma experiência educacional enriquecedora e transformadora.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024