14 MAR 2024
Prefeito Toninho da COFAPI e Associação de Proteção Animal de Inocência (APAIN) Unem Forças para Caravana da Castração e Combate aos Maus Tratos

Na última terça-feira (12/03), o Paço Municipal de Inocência foi palco de uma reunião histórica entre o Prefeito Toninho da COFAPI, a Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, o Assessor Jurídico Paulo Faria, a Procuradora Jurídica Paula Carósio e representantes da Associação de Proteção Animal de Inocência (APAIN): Jocasta Camilo, Simone Lira e Vanessa Bonin.

O encontro teve como principal objetivo discutir estratégias para a realização da caravana da castração, uma iniciativa crucial para o controle populacional de animais de rua. Com a intenção ambiciosa de castrar 300 animais por dia, a gestão municipal se comprometeu a continuar apoiando esse esforço em prol do bem-estar animal.

Além da castração em massa, outro ponto crucial abordado na reunião foi a questão da saúde única, que engloba tanto a saúde animal quanto a saúde humana. Com índices alarmantes de leishmaniose e raiva transmitidas por animais, torna-se imperativo implementar medidas de prevenção e controle eficazes.

Um dos aspectos mais importantes destacados durante o encontro foi o combate aos maus tratos, agora considerado crime passível de pena de 2 a 6 anos de prisão. Para isso, o trabalho de conscientização se torna essencial, visando educar a comunidade sobre a importância do respeito e cuidado com os animais.

A atenção para a zona rural também foi ressaltada, especialmente no que diz respeito ao cuidado com vacinas antirrábicas e testes de leishmaniose. Essa preocupação reflete o compromisso integral com a proteção animal em todas as áreas do município.

Mesmo com a distância física, a reunião contou com a participação online de Carlos Eduardo Rodrigues, da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal. Desde sua criação em março de 2023, esta pasta, ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), tem desempenhado um papel fundamental na construção do Programa Estadual de Políticas Públicas para a Proteção Animal.

A reunião entre o Prefeito Toninho da COFAPI e a APAIN marca um passo significativo rumo a uma comunidade mais consciente e responsável, onde os direitos e o bem-estar dos animais são prioridades indiscutíveis.