28 FEV 2023
Membros da APAE de Inocência buscam capacitação para potencializar os serviços prestados!
A diretora Escolar do CENTRO DE ED. “Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito”- Apae Dilna Queiroz, a psicóloga Eliane Rodrigues da Silva Pirani
Psicóloga e a Professora Silvana Teodora de Paula, participaram nos dia 28/02, 1 e 2 de março do CAPACITA APAE BRASIL 2023.

A animação por busca de informação e conhecimento com o propósito de potencializar os mais diferentes serviços oferecidos às pessoas com deficiência e, assim, proporcioná-las melhores condições de vida marcou o retorno do Capacita Apae Brasil. A solenidade de abertura das atividades de 2023 ocorreu no dia 28 de fevereiro na Câmara Municipal de Campo Grande, com a presença de autoridades da cidade e de Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi e Nilson Ferreira, respectivamente; o presidente da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul (Feapaes-MS), Ottão Pereira; o presidente da Apae de Campo Grande, Luiz César Nocera; os autodefensores estaduais, Evelyn Machado e Ricardo Lopes; o vice-governador José Carlos Barbosa; o vereador Clodoilson Pires; a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes; e a fundadora da Associação Juliano Varela, Malu Fernandes.

O Estado de Mato Grosso do Sul é o primeiro a ser contemplado na edição deste ano. Participaram 239 pessoas, de 60 Apaes, entre presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas das Apaes sul-mato-grossense, Foram tratados temas referentes às áreas de gestão, assistência social, educação e saúde, que foram liderados por Turozi e Nilson, Wagner Saltorato, Fabiana Maria de Oliveira e Eliane Santos, respectivamente.

Em seu discurso, o presidente José Turozi revelou que, desde que o Capacita Apae Brasil iniciou, em 2019, cerca de 10 mil pessoas do movimento apaeano já foram beneficiadas com o conteúdo apresentado pelo maior programa de capacitação já desenvolvido pela Federação Nacional das Apaes. Além disso, o líder do movimento apaeano ressaltou que o evento tem por objetivo compartilhar experiências entre a equipe técnica da Fenapaes e das Apaes, a fim de conhecer de perto e com propriedade os anseios e as necessidades das 2.230 Apaes, presentes em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

“Nesses 36 anos em que faço parte do movimento apaeano, nunca foi tão forte a presença da Federação Nacional junto à base. E nós estamos aqui com o objetivo de ouvi-los. Não faremos um monólogo. Então, pelos próximos dias, levaremos a vocês um pouco da nossa experiência apaeana, mas ouvindo-os também, para saber o que nós, como movimento, podemos oferecer a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Turozi enfatizou acerca da expansão da Rede Apae Brasil, a exemplo da criação de Apaes e Federações de Estado (Feapaes), do fortalecimento das ações de defesa e garantia de direitos e do aprimoramento dos serviços oferecidos nas mais diversas áreas. “Mas ainda existe muito trabalho a se fazer. Vamos juntos construir um movimento cada vez mais forte e unido em defesa das pessoas com deficiência”, acrescentou o presidente, que reforçou a importância das parcerias entre as Apaes e o poder público, com a intenção de ampliar os atendimentos e, principalmente, contribuir na luta pela plena inclusão no país.

O vice-presidente Nilson Ferreira frisou que a atual gestão da Fenapaes sempre buscou meios para levar capacitação aos presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas das Apaes, a fim de que Rede Apae Brasil, firmada em gestão de qualidade, excelência e responsabilidade social, alcance novos resultados e, consequentemente, proporcione melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência e suas famílias. E um dos meios foi o Capacita Apae Brasil, programa idealizado por Nilson e que contou com a contribuição do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa e da equipe técnica da Federação Nacional. De 2019 até o momento, foram investidos mais de R$ 5 milhões.

“Não viemos aqui para cobrá-los, mas para compartilhar o nosso conhecimento e levar daqui as experiências exitosas. Pois o Capacita Apae Brasil é isso: uma via de mão dupla. É também o viés de aproximar a Federação Nacional junto com as Federações estaduais e chegar às nossas bases. Porque queremos saber o que as Apaes fazem e ajudar nessa construção do saber e, assim, trabalhar ombreados, visando o fortalecimento contínuo de toda a Rede e das pessoas com deficiência e suas famílias, a nossa razão de existir”, disse o vice-presidente, frisando a importância de todo o movimento proteger a marca Apae Brasil.

O presidente da Federação das Apaes de Mato Grosso do Sul, Ottão Pereira, agradeceu a Fenapaes, em especial ao presidente José Turozi e ao vice-presidente Nilson Ferreira, pela promoção do programa Capacita Apae Brasil, em especial em Mato Grosso do Sul, que conta com 62 Apaes. Na oportunidade, Ottão ressaltou ainda a relevância da gestão para o aperfeiçoamento do movimento. Como exemplo, citou a Apae de Campo Grande, na qual já esteve à frente.

Ao elogiar a iniciativa da Federação Nacional quanto da Federação sul-mato-grossense, o presidente da Apae de Campo Grande, Luiz César Nocera, disse que, caso já existisse um evento do porte do Capacita, problemas e dificuldades teriam sido evitados. Para o gestor, agora, com o pioneirismo da atual gestão da Fenapaes, as Apaes de todo o país, hoje, estão tendo o privilégio de obter uma capacitação que auxilie no melhor progresso delas, o que trará benefícios às pessoas com deficiência e suas famílias.
Fonte: Apae Inocência
Local: Campo Grande - MS