13 FEV 2023
Secretaria de Educação de Inocência realiza Jornada Pedagógica.
Focada em capacitar os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Inocência, a Jornada aconteceu entre os dia 06 e 08 de fevereiro no Espaço Conviver, abordando temas do âmbito escolar e educativo.
Dentre os dias 06 e 08 de fevereiro a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Inocência realizou a Jornada Pedagógica de 2023, que é um ciclo de palestras destinado aos profissionais da rede municipal de ensino de Inocência.

Sob a temática encantando e reencantando a educação: descobrindo o prazer de ensinar e aprender foram três dias de aprendizados com palestras que abordaram diversos temas presentes no dia-dia da sala de aula e do trabalho educativo.

A programação da jornada foi a seguinte:

• Direcionando o trabalho docente: um novo olhar
    Dia 06/02, às 07h, no Espaço Conviver, conduzida pela equipe SEMED, destinada aos Professores e Pajens.

• O percurso didático na recomposição da aprendizagem
    Dia 06/02, às 13h, no Espaço Conviver, palestrante Héber Fabiana, destinada aos Professores e Pajens.

• Avaliação na educação infantil: do cuidar ao educar
    Dia 07/02, às 07h, no Espaço Conviver, palestrante Héber Fabiana, destinada aos Professores e Pajens.

• Transtorno do espectro autista: estratégias e intervenção para aprendizagem
    Dia 07/02, às 13h, no Espaço Conviver, palestrante Héber Fabiana, destinada aos Professores e Pajens.

• A magia do encantamento na educação
    Dia 08/02, às 07h, no Espaço Conviver, palestrante Onofre Louzada, destinada aos Professores e Pajens.

• IDEB
    Dia 08/02, às 13h, no Espaço Conviver, palestrante Dr. Geovane Ferreira, destinada aos Professores e Pajens.

• FUNÇÕES DOS PROFESSORES DE APOIO
    Dia 08/02, às 14:30h, no Espaço Conviver, palestrante Rogério Eduardo, destinada aos Professores de Apoio.

• REUNIÕES PEDAGÓGICAS
    Dia 08/02, às 14:30h, na sala do Departamento Pedagógico, palestrantes Amanda e Gilsa, destinada aos coordenadores e coordenadoras.

Dentre os palestrantes do evento a equipe educacional do município pode contar com três profissionais de exímia qualidade: Héber Fabiana, Onofre Louzada (ambos que foram contratados pela empresa Arauco, a qual tem uma gigante parceria com a Administração Municipal) e o Dr. Geovane Ferreira Gomes, que veio sem custo prestigiar o evento.

“a Jornada Pedagógica é um pontapé inicial para todo início de ano. E é de grande valia porque está sempre trazendo para os professores o anseio de todo um ano anterior, com palestras e temas que vão abordar a temática para o nosso trabalho durante dois mil e vinte e três”, comentou o Professor Rogério Eduardo, sobre o evento.

Participaram do evento membros das três unidades educacionais do município: CEINF Margarida Tomázia de Paula, CEI Prof. Olivalto Elias da Silva, Escola Cirilo Anoena da Costa, bem como da APAE de Inocência e de outras organizações que tiveram interesse nos temas dispostos.
A diretora do CEINF, Simone Rubira, também comentou sobre a Jornada: “Essa semana pedagógica está sendo maravilhosa, está esclarecendo muitas dúvidas e nos ensinando muita coisa, a gente tem tirado muito proveito disso”.

“A semana pedagógica está sendo muito proveitosa, os temas das palestras estão ótimos e tenho certeza de que os nossos professores a cada dia estão aprendendo mais” destacou a diretora do CEI, Eloisa Elena.

Foram abordados temas cruciais, como o trabalho educativo em crianças com espectro autista, e a Diretora da Escola Cirilo Anoena da Costa falou sobre a importância dessa palestra: “Eu achei que contribuiu muito para nós como educadores, como profissionais, sobre o tema que foi abordado, que é o espectro de autismo, que é uma coisa nova para nós educadores aqui no Município. Que possibilita os professores de apoio e a gente criar formas para como trabalhar com esses estudantes que estão chegando para nós”.

A jornada foi realizada com muitas atividades que engajaram os professores e estimularam o corpo educativo do município, o último dia da jornada teve momentos de descontração com sorteio de brindes para os presentes, além de diversas atividades participativas.

“É um momento muito importante para todos os nossos professores, só temos a agradecer a parceria da Prefeitura Municipal”, finalizou a Secretaria de Educação Cleumair Almeida.

Local: Inocência/MS