19 NOV 2022
Prefeitura de Inocência realiza ação em saúde, em alusão ao Novembro Azul!
Com 129 atendimentos o "Dia D - Novembro Azul" foi um sucesso.
Novembro é o mês dedicado ao alerta para a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente a prevenção do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. (GOV.BR)

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D – Novembro Azul”, na UESF Sebastião Garcia Ramos, no último sábado, dia 19.

No dia foram realizados diversas consultas, exames urológicos,  ultrassons, exames dentários, avaliação nutricional, avaliação clínica em geral, vacinação, testes de glicemia, palestra, totalizando 129  contanto com a presença do Dr. Jamal Salem, que compareceu gratuitamente para oferecer seus serviços para a população de Inocência.

Em entrevista ao radialista Marcelo Santos, a Técnica em Higiene Dental, Michele Neves, comentou sobre as ações no dia:  “A gente vai fazer uma avaliação sobre o câncer bucal, a dentista Fernanda Cardoso vai avaliar se tiver alguma ferida por mais de quinze dias, persistente né, alguma lesão, ver se precisa de alguma restauração, extração, alguma coisa que pode fazer no consultório odontológica do posto de saúde, e se tiver uma necessidade de prótese também já encaminhamos (...) a cada seis meses é indispensável a avaliação no dentista, para prevenir de várias doenças. E para família também, na escola tem a dentista do CEI, para as mães que ainda não fizeram a ficha, na escola tem a dentista.”

O Secretário de Saúde, Elias Ferreira, também comentou sobre a ação realizada: “Surpreendeu (a ação) deu bastante gente, desde as quatro e meia (da manhã) está lotado aqui, esta ação do novembro azul, da saúde do homem. Porque o câncer de próstata se você descobrir ele precoce tem cura, então, já existe casos aí que às vezes por conta do tabu não vai ao médico (...) de câncer de próstata, e se ele alastra ele é muito difícil (...) então já complica tudo. Agradecer esse apoio da população, a demonstração está aqui hoje né no Posto Sebastião, com bastante gente pra ser atendida ouvindo nosso clamor e vindo até aqui.”

A Administração Municipal agradece ao Dr. Jamal pela presença, e pela atenção com que sempre tratou o município de Inocência. Agradece também a toda a equipe que trabalhou neste sábado para atender a população de Inocência com carinho e respeito!
Local: Posto de Saúde Sebastião Francisco Ramos - Inocência/MS