30 AGO 2022
Toninho da COFAPI decreta luto de 03 dias pelo falecimento do fundador da Comarca de Inocência, Francisco Leal de Queiroz
Queiroz veio a óbito ao meio-dia desta segunda-feira, em decorrência de complicações de sua avançada idade

O chefe do executivo manifesta o mais sincero pesar por esta perda, bem como sentimentos aos familiares e amigos, diante dos importantes trabalhos realizados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sr. Francisco Leal de Queiroz faleceu aos 95 anos de idade, deixando dois filhos, cinco netos e sete bisnetos.

Foi casado por 68 anos com a senhora Maria Elza Fogolin Leal de Queiroz. Dessa união, tiveram dois filhos, Elza Maria e Francisco Junior, cinco netos e sete bisnetos.

Francisco Leal de Queiroz, formou-se em Direito pela Faculdade Nacional no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira pública em 1949, quando se tornou Promotor de Justiça, na Comarca de Paranaíba.

Em 1950 e 1954 foi eleito e reeleito Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Já em 1958 se elege prefeito de Três Lagoas, cargo que ocupou de 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1963.

Depois, novamente, se elege Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No período de 1966 a 1971 foi nomeado Secretário do Interior e, então, de Justiça de Mato Grosso.

No ano de 1983 ainda foi Representante de Mato Grosso do Sul em Brasília. Em 1986 foi nomeado Secretário de Justiça de Mato Grosso do Sul, nesse período fundou a Comarca de Inocência. Em 1987 foi Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e em 1988, Procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

Além de ser autor de várias obras literárias, Dr. Francisco Leal de Queiroz foi membro das seguintes instituições: Academia Mato-Grossense de Letras; Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso; Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual foi Presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Prefeitura de Três Lagoas / Perfil News
Autor: Fabrício Corrêa Parecis de Oliveira
Local: Inocência/MS