04 MAR 2020
Primeiras turmas de 2020 iniciam aulas do Curso de Libras em Inocência

Inocência (MS)- A prefeitura municipal de Inocência, através da secretaria de Educação, sob o comando da professora de Sinais (Libras), Mariana, começou na última terça (03), em uma sala cedida pela direção do CEI, as atividades deste ano do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no módulo I e módulo II. Dezenas de alunos, divididos em duas turmas para modulo I e uma turma para módulo II, participam das aulas.

Os conteúdos ministrados têm como objetivo ampliar a autonomia e a inclusão do público com deficiência, bem como possibilitar a comunicação e interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio das Libras.

Segundo dados do último Censo IBGE, são aproximadamente 3.000  pessoas com deficiência no Estado. Segundo a secretária de Educação, Joseli Mariano, o objetivo da capacitação é proporcionar um atendimento humanizado e eficiente aos usuários surdos que procuram, diariamente, os serviços públicos. “A ideia é que esses aprendizes sejam futuros multiplicadores e, assim, possamos formar uma corrente do bem, para termos esse atendimento em todos os segmentos”, completou a secretária Joseli.

A Libra não é uma linguagem, mas sim uma língua completa, com estrutura gramatical própria – considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português, destacou a professora Mariana.