21 JUL 2019
PATRIMÔNIO DO INOPREV SUPERA O VALOR DE R$ 20 MILHÕES.

No dia 10 de julho, o Patrimônio do Fundo de Previdência Própria do Município de Inocência, popularmente conhecido como INOPREV, superou o montante de 20 milhões de reais, que se encontram devidamente aplicados em instituições financeiras seguindo as normas instituídas pelo Conselho Monetário Nacional.
O Gestor do INOPREV, Jairo Campos, ressalta o ótimo momento do mercado financeiro, em função do avanço da aprovação da reforma da Previdência e da perspectiva da retomada do crescimento da economia: “O INOPREV foi beneficiado principalmente pela forte valorização dos Títulos Públicos Federais.”.
No primeiro semestre de 2019, a carteira do INOPREV rentabilizou 6,80%, o que representa um rendimento líquido acima de R$ 1.225.000,00 (Hum milhão e duzentos e vinte cinco mil reais), apresentando saldo atual de R$ 20.097.862,61 (vinte milhões noventa e sete mil oitocentos e sessenta e dois reais e sessenta e um centavos).
Informa ainda que os recursos do INOPREV encontram-se aplicados em 15 (Quinze) Fundos de Investimentos, diversificados em vários segmentos, e distribuídos em 04 (quatro) instituições financeiras.
“Apesar de termos uma política de investimento considerada moderada, sempre estamos em busca de atingir a meta atuarial, sempre com foco na proteção do patrimônio dos nossos segurados”, afirmou o Gestor.
Jairo destacou também a importância do conselho de administração, Conselho Fiscal e Comitê de Investimento, haja vista que eles têm papel fundamental no INOPREV, seja nas orientações, nas decisões sobre as movimentações financeiras do INOPREV e na fiscalização dos atos e fatos, dentre outros, dando maior transparência à gestão. Lembra ainda, que a maioria dos membros do Comitê de Investimentos estão devidamente habilitados com a certificação “CPA-10”, oferecida pela Anbima, atestando que os membros possuem conhecimento de mercado financeiro e de capitais, atendendo exigência da Secretaria de Previdência Social, do Ministério da Economia.
Jairo Campos afirma categoricamente que o servidor público vinculado ao INOPREV tem todas as garantias de que os recursos estão sendo aplicados dentro das normas, haja vista que o Município tem a certificação do Ministério da Economia. “Um dos fatores que contribuem para essa garantia é o funcionamento do Comitê de Investimentos. Esse Comitê busca as melhores formas de aplicação, sempre embasado em uma visão estritamente técnica e as decisões é tomada com o respaldo da empresa Atuarial Consultoria, especializada em gestão na área de riscos e investimento.” finalizou Jairo Campos.
O Prefeito José Arnaldo comemora o resultado do INOPREV, e lembra que o Instituto Previdenciário foi criado em 2007, quando estava no segundo mandato como Prefeito de Inocência, e afirma ter orgulho deste feito. “Confio totalmente na equipe do INOPREV, tanto no Gestor e sua equipe, no Conselho de Administração, no Conselho Fiscal e no Comitê de Investimento”. “Os recursos dos servidores estão sendo bem administrados e estão sendo investidos em fundos de Investimento e em Instituições financeiras devidamente habilitadas pelo Banco Central e CVM, estes recursos são monitorados diariamente pelo Comitê de Investimento do INOPREV”. Ressalta ainda que apesar de passar por alguns momentos de dificuldades financeiras, mas que sua Administração tem conseguido cumprir criteriosamente com a obrigação em fazer os repasses dos recursos ao INOPREV.
Segundo a Senhora Julice Ruriko Sato de Paula, presidente do Conselho Administrativo, o INOPREV iniciou suas atividades em 1º de julho do ano de 2007, conta hoje com 359 segurados ativos, 77 inativos e 09 pensionistas. Para gerenciar esse contingente, o INOPREV está totalmente informatizado, com cadastro atualizado dos segurados e seus dependentes, dando maior precisão e eficácia nas informações prestadas, aos órgãos de controle e fiscalização.

Local: Inocência