01 OUT 2018
Setembro Amarelo é discutido com palestra no CRAS

Inocência (MS)- O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Inocência, no mês de Setembro, realizou uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A palestra foi ministrada pelo Psicólogo, Andrew Moresco e a chefe do Dpto de serviços de proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Eliane Rodrigues da Silva.
O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário à pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta, destacou o Psicólogo, Andrew Moresco
O objetivo da palestra é aumentar a conscientização sobre a magnitude do problema e a disponibilidade de estratégias eficazes de prevenção, além de reduzir a incidência de suicídio e tentativas de suicídio. Busca também, enfrentar fatores de risco de suicídio; tentativas de suicídio e reduzir o estigma relacionado a comportamentos suicidas, concluiu a Eliane Rodrigues da Silva, chefe do Dpto de serviços de proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Alta Complexidade.