17 MAI 2018
Prefeitura de Inocência realizou “Dia D”da Vacinação contra a gripe

Inocência (MS) - Seguindo o calendário da campanha nacional de vacinação contra a Influenza (H1N1) que teve início dia 23 de abril e se estenderá até o dia 1 de junho, a Prefeitura de Inocência, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (12) o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação aconteceu na ESF Abadio Garcia Leal, envolvendo ampla mobilização da equipe de saúde do município.
    As ações do Dia D foram acompanhadas pelo prefeito José Arnaldo e pelo secretário municipal da Saúde, Wander Fábio Dias Junqueira, que verificaram os atendimentos in loco. “Temos uma grande preocupação em poder alcançar as metas estabelecidas. Dados apontados pela Vigilância em Saúde estabeleceu uma meta de aproximadamente 1.900 pessoas a serem vacinadas dentro de grupos prioritários. Verificamos no Dia D o fluxo de atendimento e o andamento da campanha na nossa Unidade Básica de Saúde e temos a certeza que poderemos alcançar o objetivo”, afirmou secretário Wander.
    Foram vacinadas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários: crianças a partir de 06 meses até menores de 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas com atestado médico, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da saúde.
    Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal. Ela não está disponível nos postos de saúde o ano inteiro e há um período específico que ela deve ser tomada. Todos os anos, o Ministério da Saúde começa a campanha geralmente um pouco antes do inverno, quando há maior circulação da influenza, o vírus causador da gripe.
    A coordenadora de Imunização, Vilma Patrícia de Lima, pontuou sobre a importância da vacinação. “Temos neste primeiro momento a necessidade de alcançar os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Esses grupos são mais vulneráveis e apresentam maior possibilidade de agravamento dos sintomas da influenza, levando a pneumonias, insuficiência respiratória e complicações”, afirmou Vilma.
    Os grupos estabelecidos como prioritários ainda podem procurar a Unidade Básica de Saúde do Município para serem vacinados.
    Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação.  O público alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde é: população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas.