18 JAN 2017
Tribunal de Justiça inaugura novo fórum da comarca de Inocência.
Novas instalações do fórum de Inocência.

A segunda-feira, dia 16 de janeiro de 2017, foi de júbilo para a população inocenciense, que recebeu do Tribunal de Justiça de MS um fórum moderno, funcional e de beleza arquitetônica. A obra custou ao Poder Judiciário R$ 2,6 milhões e foi pensada para reafirmar os valores institucionais e levar a justiça mais próxima do cidadão.

O plenário do Tribunal do Júri ficou lotado, pois todos queriam prestigiar a solenidade de inauguração do Fórum Nercílio Ferreira Leal. A esposa do ex-prefeito que deu nome ao prédio da justiça, Raulina Latta Leal, estava presente e não escondeu a emoção. Ela, que completa 85 anos na próxima semana, lembrou-se de como era a cidade de Inocência no tempo em que o marido respondeu pelo Executivo Municipal.

“Homenagem justa porque ele fez muita coisa por Inocência e sempre o acompanhei. Se ele estivesse aqui, ficaria muito contente em ver essa obra. O primeiro fórum da cidade foi na década de 80, quando ele foi prefeito”, lembrou.

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. João Maria Lós, explicou que a construção dessa obra é a materialização da presença do Poder Judiciário na cidade de Inocência, pois um prédio dessa dimensão na comarca de primeira entrância mostra a preocupação que o Judiciário tem de se estabelecer, de fincar raízes e aproximar o Judiciário do cidadão de uma forma permanente.

Discursaram também na solenidade o prefeito José Arnaldo Ferreira de Melo, o presidente da OAB da subseção de Paranaíba, Marcos Antônio Moreira Ferraz; o defensor público Alex Batista de Souza; o promotor Ronaldo Vieira Francisco; o presidente da Câmara de Vereadores de Inocência, Henrique César Líria Alves; e o ex-prefeito Toninho da Cofap. Todos reconheceram a importância do novo Fórum para a população de Inocência, cerca de oito mil habitantes que consideram a justiça a última trincheira em que buscam guarida para solução de seus problemas.

Estrutura

Com 931,92 m², o prédio tem gabinete, sala de audiência, plenário do Tribunal do Júri, cartório cível/criminal, cartório do Juizado Especial, salas para conciliação, para assessoria, distribuição, secretaria, para oficiais de justiça, assistente social, Defensoria, Promotoria, OAB, banheiros coletivos e hall de entrada com espera climatizada.

O prédio tem ainda estacionamento privativo murado e com cerca elétrica, proporcionando maior segurança ao juiz, além de estacionamento para os funcionários e público. Como já ocorre há algum tempo nas obras do Poder Judiciário de MS, a edificação é plenamente acessível, com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros adaptados para atender aos portadores de necessidades especiais.

Outro ponto muito significativo é a sustentabilidade e eficiência energética, baseando-se nas questões ambientais e nas orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por isso, o prédio tem sistema de captação, armazenagem e reaproveitamento de águas pluviais para limpeza externa e molhagem do jardim, condicionadores de ar tipo Split, telhas termoacústicas, pintura de paredes externas em cores predominantemente claras, luminárias e lâmpadas de alta eficiência.

Saiba mais

A comarca de Inocência foi criada pela Lei nº 664, de 18/09/86, instalada no dia 23 de janeiro de 1987, e atualmente compreende o município de Inocência e o distrito de São Pedro. Dos juízes que atuaram em Inocência citem-se Sebastião Lino Simão (25/06/87 a 17/04/89), Waldir Marques (08/08/89 a 15/09/93), Alexandre Corrêa Leite (25/11/93 a 28/02/96), Mariel Cavalin dos Santos (22/05/00 a 01/07/01), Alessandro Carlo Meliso Rodrigues (16/08/02 a 25/04/05), Eduardo Floriano Almeida (19/06/06 a 13/11/08), Walter

Arthur Alge Netto (15/05/09 a 01/09/11) e Flávia Simone Cavalcante Costa (08/12/11 a 12/12/15).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024