Foi realizada em Inocência nesta sexta -feira 10/06, a 5ª Conferência Municipal da Cidade, tendo como tema: “ A função Social da Cidade e da Propriedade”. A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil – construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios.
O evento, que foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores que contou com vários representantes do Poder Público e da Sociedade Civil organizada para debater as ações da próxima década.
A solenidade de abertura contou com as presenças do Prefeito Toninho da Cofapi, Vice Diorande Garcia, vereadores Wilian Teixeira, Prof Adair Ap. Freitas, José Carlos Hernandes Peres e Walmes Carvalho, além do Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Sr. Paulo César Neves de Matos, o Sr. Aldair Gerente da Caixa Econômica Federal de Paranaíba e, da Srª Tânia Maria de Souza Marques, Coordenadora do Conselho Estadual das Cidades-CEC/MS que ministrou a conferência, “Essas propostas serão transformadas em políticas públicas para melhorar as condições de vida da população de Inocência”, disse a Coordenadora.
Durante a Conferência os presentes foram divididos em 03 (três) grupos, com os temas: 1- A cidade que temos e a que queremos; 2- Regularização fundiária Urbana e 3- Plano Diretor.
Após intensa discussão, foram aprovadas as seguintes metas para Inocência Estadual: 1- Melhoria da energia elétrica para nossa cidade (que disputou ‘palmo à palmo’ com a melhoria do sinal da internet); 2- Necessidade de regularização fundiária ( áreas verdes que estão ocupadas e retirada de moradores das áreas de risco) e 3- Gestão para transformar o antigo prédio da Escola Estadual(demolir) em uma praça pública/área de lazer.
Foram ainda escolhidos o Delegado e o Suplente, que irão representar o Município de Inocência, Srs. Pedro Vieira Neto e Donizeth Bernardo, que irão participar da Conferência Estadual em Março de 2.017.
De acordo com o prefeito Toninho da Cofapi, a Conferência teve como objetivo identificar os problemas do município, elaborando propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional do município, e fico feliz em participar desta conferência como também ver todos aqui interagindo, dando suas idéias para o bom desenvolvimento do nosso município. Concliui o prefeito.
Estavam presentes também, os Secretários municipais, Gilmarez Leal, Geovano Feliciano do Prado, Cristina Roberta Vasconcelos, Adair Lourenço, Hélio Lira, Walteir Correia, Gelson Pimenta, Alaerte Modesto Filho, a Presidente da Associação Comercial Sônia Maria da Costa, a proprietária da “Sorte Aqui Caixa Econômica” Célia e o Assessor Jurídico da prefeitura Dr. Paulo Mariano.; Sr. Ivan Leal de Paula Presidente do Sindicato Rural; Profª. Alismar – Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, dentre outros representantes dos trabalhadores e empresários.
Os nossos agradecimentos aos organizadores deste evento, Michele Silva, Pedro Vieria Neto e Lorival Pereira, ao Presidente da Câmara Jefferson Lopes por ter cedido o espaço da Câmara para realização do mesmo e para as alunas da Prof Fábia Maciel que fez uma linda apresentação.
O superintendente da CEF, Sr. Paulo Cesar disse que Inocência está de parabéns pela administração transparente e Nota 10 do prefeito Toninho da Cofapi. Que Toninho também é NOTA 10 na Caixa Econômica Federal e, que através dele, Inocência é exemplo para ser seguido, já que é destaque como um dos Municípios que mais liberou verbas federais, mais até do que muitos Municípios acima de 40 mil habitantes.
Por sua vez a Coordenadora Tânia Maria (que representava a Secretária de Habitação Maria do Carmo), saiu impressionada com a participação popular na 5ª Conferência das Cidades de Inocência, sendo esta a melhor Conferência realizada na semana e, uma das melhores do Estado do Mato Grosso do Sul, o que vem a coroar toda nossa sociedade participativa, onde as coisas acontecem.