Ao comemorar mais um aniversário, Inocência se vestiu de gala e recebeu seus filhos, até os que moram distante; visitantes, que aprenderam a amar esta cidade pela alegria contagiante e hospitalidade à toda prova dos inocencienses.
Os preparativos foram iniciados pela confecção do convite, que apresenta as mais recentes obras do município, que ratifica o tema: “De Bocaina a Inocência: 56 anos de conquistas e desenvolvimento.”
Dia 04 de abril, às 5 horas da manhã, fomos despertados por uma queima de fogos, nos quatro cantos da cidade, saudando a todos, que fazem desta Terra um paraíso para se viver.
As festividades aconteceram de 09 a 12 de abril, com a 35ª Festa de Peão na COFAPI, com a Comissão, sob a presidência do Vereador Prof. Adair Aparecido de Freitas, à qual queremos parabenizar pela belíssima festa.
O dia 11/04 começou com a inauguração da fabrica JMONTEZEL, de propriedade de Jair Montezel, contando com a presença de autoridades municipais, o Deputado Estadual Felipe Orro e munícipes. Após foi realizado o Churrasco Popular, na Concha Acústica, local que já se tornou o centro dos principais eventos de Inocência. Sob a direção da Secretária Municipal de Administração – Cristina Roberta e a equipe de Jairo Campos e colaboradores, a partir das 10 horas e 30 minutos, a população pode saborear um delicioso almoço, com um cardápio de alta qualidade, bem ao nosso estilo.
O desfile cívico teve a organização à cargo do Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Alaerte Modesto de Freitas Filho; Diretora de Cultura , Profª. Maria Helena; Coordenação, Prof. Lorival, e da equipe SEMEC: Tiãozinho, Divino, Sr. Diorando e na ornamentação contamos com a parceria da competente Professora Fábia Maciel. Logo pela manhã recebemos a Banda de Pereira Barreto, que se dispôs a ministrar uma capacitação aos integrantes da BAMMIN – Banda Marcial Municipal de Inocência.
Às 15 horas, desfilaram na Avenida até o palanque das autoridades em frente à COFAPI, as Bandas: de Chapadão do Sul, comandada pelo Maestro Jurandir; Selvíria, sob a batuta do Maestro Fernando; Inocência, coordenada por Graziele e dirigida pelo Maestro Reginaldo - que em pouco tempo fez de nossas crianças, músicos, que a todos encantam em suas apresentações. Finalizando o desfile de bandas, Pereira Barreto arrebatou aplausos e gritos durante todo o trajeto. Em sua apresentação, o Maestro Wellington levou o público ao delírio com suas músicas e coreografia. Agradecemos a todos que fizeram de nossa festa, um espetáculo para o deleite dos presentes.
Durante a apresentação da BAMMIN, foram feitas homenagens: a José Carlos Hernandes Peres, pelo incentivo na criação da Banda; ao Prefeito Toninho e Vice-prefeito Diorande pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao Maestro Reginaldo , pelo excelente trabalho junto às nossas crianças. A Secretária Municipal de Assistência Social, Helena Lourdes foi homenageada pelo incondicional apoio que tem dado à Banda de Inocência.
A Cavalgada foi um espetáculo à parte, pois relembra o início e a cultura da Cidade Romance. No palanque contamos com a participação dos secretários municipais, diretores, autoridades e a presença da artista plástica Lázara Lessonier, que muito nos orgulha. O Mestre de cerimônia, Tonny Rabelo desempenhou seu papel com maestria. Os discursos emocionados do Prefeito e Vice-prefeito transmitiram o trabalho de todos os prefeitos que por aqui passaram, cada um com uma parcela de contribuição, para transformar a Bocaina em Inocência.
Contamos com a presença efetiva da Polícia Militar, liderada pelo Capitão Miguel Altair, que conseguiu manter a ordem sem violência. O DEMUTRAN, na pessoa do Odorico, colaborou na fluência do trânsito. A eles deixamos os nossos mais sinceros agradecimentos.
No domingo, dia 12, na Igreja Senhor Bom Jesus, houve a celebração de uma missa em comemoração aos 56 anos de Inocência. Padre Cláudio declarou seu amor a Inocência e disse de sua surpresa pelas grandes lideranças dessa cidade. Finalizando, aconselhou-nos a criar o hábito de falar bem desta cidade.
As festividades foram encerradas na COFAPI, com a final do Rodeio e uma grande queima de fogos para o nosso encantamento.
A união do Legislativo com o Executivo forma uma parceria inabalável para o desenvolvimento da Cidade Romance.
Que venha 2016, estaremos preparados para um encerramento apoteótico.
(Colaboração Professora Maria Helena Molinero de Sousa)