19 JAN 2022
EMPREENDEDORISMO
Por meio do eixo Educação Empreendedora 628 estudantes são atendidos em Inocência com metodologia de ensino sobre empreendedorismo
Sebrae/MS capacitou os professores das redes municipais para que a temática fosse trabalhada com os estudantes em sala de aula

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.

Para os municípios que aderiram ao programa, no ciclo 2021-2022, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores, de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade dos alunos, para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

No último ano, o JEPP foi aplicado em escolas de Amambai, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos. Ao todo, cerca de 19 mil estudantes receberam a metodologia, o que corresponde a 77% do número total de alunos atendidos no Estado pelo Sebrae no âmbito da Educação Empreendedora em 2021.

Em Inocência foram essas as escolas que receberam a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP):
- Escola Municipal Professor Olivalto Elias da Silva (nº de estudantes atendidos: 141)
- Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa  (nº de estudantes atendidos: 487)
- No total, somando as duas escolas, 17 professores receberam a capacitação do Sebrae/MS para aplicar metodologia em sala de aula.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, além de trazer novas possibilidades para as crianças, o conteúdo passado leva em consideração a realidade de cada município, o que proporciona o envolvimento da comunidade. “O nosso material trabalha de acordo com a faixa etária do aluno para que o aprendizado seja feito de forma lúdica levando em consideração o contexto em que ele vive. Queremos incentivar o estudante e mostrar que o empreendedorismo é uma educação para a vida. Ao trabalhar na base, a gente consegue mobilizar a sociedade como um todo e fazer com que o município desenvolva uma cultura empreendedora, o que vai ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios e no crescimento da cidade”, enfatizou a gestora.

Em 2022, os atendimentos continuam a ser realizados nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, mas além disso, as metodologias oferecidas pelo Sebrae voltadas para o âmbito da Educação podem ser aderidas por outras instituições de ensino interessadas, tanto públicas, quanto particulares. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br.

Fonte: SEBRAE/MS
Autor: Fabrício Corrêa Parecis