A prefeitura Municipal de Inocência, através da secretária de Meio Ambiente, iniciou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O plano é uma exigência da Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, considera-se saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A universalização do acesso aos serviços é o grande desafio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, para o maior benefício da população e proteção dos recursos ambientais, cuja finalidade é o acesso da população aos serviços de saneamento para prevenir as doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O Plano de Saneamento deve abranger as áreas urbana e rural do Município, além de estar articulado com o: Plano Diretor, Plano de Bacias Hidrográficas, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Recursos Hídricos, entre outros. Outro aspecto fundamental é a participação da sociedade, como parte do controle social. Para atender esse item, foram realizadas audiências públicas.
Ontem, (10) o Prefeito José Arnaldo, reuniu o secretariado para determinar providências nos trabalhos e criou Comitê de Coordenação e nomeou seus membros, Titulares e Suplentes, na seguinte composição:
Representantes da Prefeitura Municipal:
1. Titular: Adair Lourenço – Secretário Municipal de Infraestrutura.
Suplente: João Paulo Rosa dos Santos – Engenheiro Civil
2. Titular: João Luiz Leal de Paula – Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Suplente: Natália da Silva Dias – Arquiteta
3. Titular: Paulo Valadão – Secretário Municipal de Administração
Suplente: Pedro Rodrigues Vieira Neto
Representante da Câmara Municipal de Inocência:
1. Titular: Vereador Gerson Mariano de Queiroz
Suplente: Vereador Silviano Calixto
Representante das organizações sociais:
1. Titular: Sonia Maria da Costa
2. Suplente: Ariovan Gonzaga Nogueira
3. Titular: Geovano Feliciano do Prado
Suplente: Joelson de Souza Paula
Representante da empresa contratada para elaboração do PMSB – ACG Assessoria & Consultoria Guedes – Eireli – ME:
1. Titular: Erminio Guedes dos Santos
Suplente: Suzana Mari Ferreira da Cunha Santos
Ao Comitê de coordenação caberá promover a mobilização e participação social da elaboração do PMSB, visando universalizar os serviços de saneamento básico municipal e incentivar o debate na sociedade sobre o futuro desejado á cidade, nos cenário de curto, médio e longo prazo, quanto ao sistema de gestão do saneamento, com responsabilidades compartilhadas e controle social.
O Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, será transformado em lei municipal e assim criar a politica municipal de saneamento, será o produto das motivações do interesse publico, respeitando parâmetro de natureza técnica e valores locais, culturais, socioeconômicos e ambientais, de acordo as imposições legais.
Nesta Municipal de Saneamento Básico de Coordenação para iniciar procedimentos técnicos e operacionais no sentido de fazer trabalho de qualidade e integrado á aos interesse da população. Foram programadas atividades de levantamento da situação da situação do Município, nos aspectos legais e técnicos, relativos aos sistemas, de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Emerson Gomes