23 OUT 2014
REALIZADA EM INOCÊNCIA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PCH CACHOEIRINHA

Inocência-MS, Aconteceu na última semana, quarta-feira (08/10), a Audiência Pública para apresentar os estudos realizados sobre os impactos ambientais e sociais de um novo empreendimento que será implantado na região. O evento faz parte do processo de licenciamento ambiental da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), Cachoeirinha, regulamentado pelas Resoluções CONAMA009/1987 e SEMA/MS004/1989.

A Pequena Central Hidrelétrica tem por finalidade melhorar a qualidade de energia destinada ao município e também o remanejamento elétrico para outras localidades, contribuindo para que a distribuição seja realizada com qualidade.

Segundo informações do investidor o empreendimento consiste em objetivar o aproveitamento hidrelétrico no rio Indaiá Grande. Onde serão realizadas estruturas de barragem/vertedouro, circuito de adução e casa de força/canal de fuga. A PCH Cachoeirinha apresentará a tomada d’água e casa de forças associadas, e um canal de fuga que restitui as águas turbinadas ao rio.

Assim será operada em regime de fio d’água, sem alternar o fluxo da água do rio durante sua operação, já que toda a água que chega à barragem retorna ao rio pelo canal de fuga da casa de força.

Durante a Audiência Pública foram apresentados também os impactos negativos e positivos sobre a instalação da PCH, bem como os programas ambientais e medidas mitigadoras.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024