01 SET 2023
EMPREENDEDORISMO
Professor Transformador: Docentes de Inocência participam de palestra sobre inovação na educação
Diálogo com Edgar Andrade, um dos criadores do Mundo Bita, foi atração do evento promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora

Como se reinventar enquanto profissional para transformar a realidade em que vive e inovar no âmbito da educação. Essas foram as principais abordagens do evento “Professor Transformador” que reuniu docentes e profissionais da educação, em Inocência, na noite dessa quinta-feira (31). Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a iniciativa trouxe para o público palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, essa é mais uma iniciativa desenvolvida para contribuir com a qualificação docente no município. Desde 2021, o Sebrae tem atuado, por meio do Cidade Empreendedora, com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar ao empreendedorismo nas escolas.

“Mais uma vez quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatizou Priscila.

A palestra trouxe para o público a abordagem de temáticas como a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores em sala de aula; a conexão entre ambientes de inovação e o futuro das cidades; bem como a preparação dos estudantes para profissões do futuro. Um dos participantes, o professor da Secretaria Municipal de Educação de Inocência, Rogério Eduardo, que também é gerente pedagógico do município, conta que os docentes deram um feedback positivo sobre o conteúdo ministrado. “Creio que a palestra irá contribuir muito com os nossos docentes, pois eles necessitam desse tipo de capacitação e ter essa temática transformadora no ambiente escolar é de grande valia”, destacou.

Na data, o palestrante Edgar Andrade, também abordou uma reflexão sobre o processo de mudança e a necessidade de fazê-lo enquanto profissional, para que dessa maneira possa transformar o contexto em que está inserido. “É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que a gente precisa redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro, então, é preciso criar ambientes e experiências que estimulem a inovação e a resolução de problemas presentes na sociedade. Meu papel nessa palestra é promover essa reflexão e fazer provocações para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024