28/02/2019 às 08:44:00
Secretaria de Saúde de Inocência inicia “Operação Fumacê”

Inocência (MS)- Para manter o alerta da população e eliminar o vetor Aedes aegypti, mais uma ação foi desenvolvida pela prefeitura de Inocência, através da secretaria de Saúde, a aplicação do UBV pesado mais conhecido com fumacê. Segundo a coordenadora de controle de endemias, Joceana Rosa da Costa,  o fumacê passará por todos os bairros, diante da incidência de números de casos de dengue notificados, número de imóveis e recentes limpezas urbanas com foco na eliminação dos criadouros. “Vamos continuar nessa luta contra o mosquito agora com o reforço do fumacê, serviço que estamos dispondo graças a um esforço da prefeitura, para fazer uso do equipamento a fim de não deixar a cidade desguarnecida desse importante trabalho”, disse coordenadora de controle de endemias, Joceana Rosa da Costa.

A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Dicas de prevenção:

A participação da população é fundamental no combate ao vetor, e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, entre outros;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

- Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

- Escolha um dia fixo na semana para fazer a eliminação dos focos.