06 FEV 2017
José Arnaldo participou no encontro da CGU
Público presente no encontro da CGU

Campo Grande (MS) O governador Reinaldo Azambuja abriu, na tarde desta segunda-feira (6), o encontro Município Transparente, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o controlador-Geral da União no MS, José Paulo Barbiere, o evento foi realizado simultaneamente em todos os estados e tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos e reeleitos de todo país sobre a excelência na aplicação dos recursos federais.

Os administradores foram capacitados sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência. O conteúdo programático incluiu palestras sobre gerência municipal, orçamento, controle da Administração Pública, licitações, responsabilização de servidores e entes privados, nomeação para cargos públicos, prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), Portal da Transparência, Lei Anticorrupção e ouvidoria pública, entre outros assuntos.

Na ocasião, houve o lançamento do Painel Municípios, um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, nos últimos cinco anos, sobre os 5.561 municípios brasileiros. O objetivo da página é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social. A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios já celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.

O encontro contou com a presença do Prefeito José Arnaldo, Secretário de Planejamentos e Finanças Edir Maia, o Coordenador de Controle Interno Doniseth Bernardo e a Responsável pelo setor da Transparência Michele da Silva.