28 JUL 2023
Projeto Rondon se despede de Inocência e deixa saudades
O Projeto Rondon é uma parceria entre o Ministério da Defesa, a Prefeitura Municipal de Inocência e as Universidades, e possui como objetivo a integração social com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população.

A operação Guaicurus aconteceu em Inocência entre os dias 15 a 27 de julho, e realizou mais de 3000 atendimentos para a população local, capacitando os participantes nos mais diversos temas desde educação financeira, até primeiros socorros.

A equipe que esteve presente em Inocência veio de duas cidades: Dourados, Mato Grosso do Sul, e Sete Lagoas, Minas Gerais, das universidades UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e IFMS (Faculdade Atenas), respectivamente.
  • Da UFGD vieram a Professora Jane Mendonça e o Professor Narciso Bastos, que coordenaram os alunos: Andress Amon, Déborah Perdomoh, Fernanda Silva, Igor Balduino, Luana Rohden, Jacke Andrade, Presley Felype e Caio Gabriel.
  • Da IFMSA vieram o Professor Álvaro Nascimento e o Professor Phillipe Silva, que coordenaram os alunos: Ana Luiza Fonseca, Fernanda Machado, Arthur Barbosa, Franciele Lopes, Ian Lucas, Luana Figueiredo, Thalia Mota e Vinicius Oliveira.

Na noite desta quinta-feira (27), no CEINF Margarida Tomázia de Paula (Vó Nona), a equipe da instituição de ensino, sob coordenação do Professor Lorival Pereira, que foi um dos bastiões do projeto, realizou uma linda festa de despedida para os rondonistas, os quais tanto contribuíram com a população de Inocência.

A cerimônia foi iniciada com a parabenização dos membros do comitê de Inocência, que esteve envolvido diretamente no projeto durante a estadia dos estudantes. O comitê ao todo foi formado por 46 pessoas, envolvendo secretarias da Prefeitura de Inocência, instituições de ensino e a Câmara dos Vereadores.

Em sequência, foram iniciados os pronunciamentos e agradecimentos. Na ocasião os professores das universidades integrantes do projeto entregaram um certificado de participação do Ministério da Defesa para o Vice-Prefeito Professor Adair, Primeira-Dama Marina Silva e Segunda-Dama Raquel Cristina.

Durante as falas foram destaques o professor Lorival e o Vice-prefeito Adair, que realizaram discursos calorosos, agradecendo toda a disposição e prestatividade da equipe do projeto.

O encerramento da cerimônia foi com o pronunciamento individual de cada um dos rondonistas que agradeceram, e se mostraram muito emocionados, pela intensidade e profundidade que o o projeto proporciona, realizando uma intensa troca de experiências entre os participantes e a comunidade, criando laços e deixando marcas que certamente durarão muitos anos.

Após um banquete realizado pela nutricionista Gabriela da Silva e toda a equipe de cozinheiras, a equipe se recolheu para descansar, e no dia seguinte partiram em viagem, às 04:30h da manhã, deixando saudade no coração de todos que acompanharam o Projeto Rondon na Cidade Romance.

Local: Inocência/MS
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024