31 JAN 2017
Costa Rica sedia encontro da Sudeco sobre desenvolvimento da Tríplice Fronteira

Costa Rica (MS) - Conhecida como a capital do algodão, Costa Rica (MS), localizada a cerca de 330 km de Campo Grande, realizou o II Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira, no dia 27 de fevereiro. O evento, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) em parceria com o Governo Federal e a prefeitura municipal, reuniu cerca de 400 pessoas, entre representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e membros de entidades de classe. As atividades continuam neste sábado (28).

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre a autarquia, com ênfase no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e no Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez uma apresentação sobre empreendedorismo.

O superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, enfatizou a necessidade de desburocratizar os processos para a aquisição de financiamentos pelos Fundos. "O Banco do Brasil é o gestor dos recursos do FCO, mas a sua condução quanto a liberação do dinheiro estava equivocada. É importante que o banco facilite os tramites, o que muitas vezes não acontece, é aí que está o gargalo que estamos tentando corrigir. As regras bancárias favorecem os bancos e não os tomadores, e o FCO foi criado para ajudar a classe produtora e empresarial a desenvolver o País", afirmou.

Nantes também garantiu que buscará mudanças na legislação dos Fundos para melhor atender os clientes. "Muito dinheiro deixa de serem utilizados todos os anos em razão de prazos operacionais absurdamente longos, mas com o apoio dos parlamentares do Centro-Oeste garanto que reduziremos esse tempo", destacou o superintendente ao lembrar que, somente no ano passado, R$ 3 bilhões deixaram de ser contratados pelos tomadores.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, comentou o potencial do estado para realizar projetos com recursos dos FCO e FDCO. "A primeira grande ação da autarquia neste ano foi o aumento da disponibilidade de recursos pelo Fundo de Desenvolvimento para a nossa região. Acredito que temos grande potencial para consumir isso logo, além de um cenário economicamente positivo para que a Superintendência nos auxilie em boas iniciativas".

Estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ariovan Gonzaga Nogueira, representando o município de Inocência, parlamentares, secretários estaduais e municipais, empresários locais e representantes de entidades de classe.