26 JAN 2017
Projeto “Educação em Saúde Ambiental” é lançado em Inocência
Foto Noticia Principal Grande
(E) Suzana Mari Santos, Diretora de Dep. de Apoio da Saúde Andréia Alves Leal, Assistente Social Helem Bruna da Costa, Sec Infraestrutura Adair Lourenço, Sec Desenvolvimento Econômico e Turismo Ariovan Gonzaga, Técnico Responsável e Consultor Erminio

Inocência (MS) – Terça-feira (24) marcou em Inocência, considerando a atual administração do Prefeito José Arnaldo o lançamento oficial do Projeto de Educação em Saúde Ambiental “Cuidar do meu ambiente é preservar a minha vida!”.

O encontro reuniu autoridades, Secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo Ariovan Gonzaga Nogueira, Secretário Meio Ambiente João Luiz Leal, Secretária de Educação Joseli Mariano, Secretário Infraestrutura Adair Lourenço e representante da Sec de Saúde Andréia Alves Leal, encontro este ministrado pelo Técnico Responsável e Consultor Erminio Guedes dos Santos referente ao projeto, firmado entre Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Município e Escolas.

O projeto, que segue até outubro deste ano, tem como foco ações educativo para incentivar os moradores do Município a fortalecer atitudes com relação à saúde ambiental e à responsabilidade com o meio ambiente, buscando a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e turismo e Meio Ambiente e a Secretaria da Saúde de Inocência, com recursos da Funasa.

O Secretário Meio Ambiente João Luiz Leal explanou sobre o projeto, especificando cada ação que será implantada até o final deste ano. Dentre as etapas destacam-se os encontros nas escolas com alunos, pais e professores, depois a ampliação das ações nas residências dos bairros de abrangência. Segundo o Sec. os locais escolhidos seguiram critérios condicionados pela Funasa, por ser conter áreas de preservação permanente. Também “pela questão de vulnerabilidade ambiental nos dois locais”, destaca. O projeto prevê o fortalecimento das atitudes dos moradores com relação à separação do lixo em orgânico e reciclável, a higiene doméstica, domiciliar e pessoal, resulta na melhoria da qualidade de vida de todo o ambiente, como explicou Erminio Guedes.

O Secretário Ariovan Gonzaga destacou que com esse projeto Inocência terá a oportunidade de oferecer mais qualidade de vida para a população. “No decorrer da campanha vamos contar com o apoio da equipe da Funasa e nos comprometemos a fazer o melhor possível para que ela (a campanha) seja um exemplo para outros municípios”

“O objetivo é transformar os cuidados que serão destacados, em hábitos de toda a população. Se a gente tem essa consciência, no final de um tempo, a gente vai ver que o planeta vai agradecer. Temos que começar essa educação ambiental conosco”, diz.

Para o prefeito José Arnaldo esse é um momento histórico para o município. “O que me chamou atenção é o tema: Educação em Saúde Ambiental. Às vezes achamos que do meio ambiente é só os outros que tem que cuidar, mas não, todo tem que fazer a nossa parte”, disse. Ele também agradeceu e parabenizou toda a equipe envolvida tanto da Secretaria de Desenvolvimento como a de Saúde e Meio Ambiente  e também as escolas que abraçaram a ideia. “É um projeto completo que se for conduzido bem não tenho dúvidas de que Inocência irá melhorar ainda mais os índices positivos que já são altos”, afirmou José Arnaldo. “Eu destaco também aos alunos das escolas, que serão os maiores propagadores do que for orientado no decorrer do projeto”.

“Tenho certeza de que esse projeto será um sucesso para Inocência e esperamos que possamos abranger ainda mais locais do município”, afirma.