21 SET 2017
Cavalgada “Caminhos de Taunay” 150 anos de história

Inocência (MS) – Na manhã do dia 14 (quinta-feira), aconteceu a saída da 1ª Cavalgada “Caminhos de Taunay - 150 anos”, foi uma oportunidade única de reunir historiadores, cavaleiros, estudantes e amigos de Inocência e Paranaíba em torno de uma proposta que pode virar tradição e atração turística: uma cavalgada para reviver os caminhos do Visconde de Taunay em nossa região, com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ariovan Gonzaga Nogueira; Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Drauton Batista de Souza, acompanhados de dois cavaleiros representando o município de Inocência, Tales Ferreira de Souza e Bruno Aparecido da Silva Freitas, que puderam representaram o município neste evento tão importante para região.

Para resgatar parte da história, um grupo de pessoas de Paranaíba e Inocência decidiu homenagear o escritor da obra literária “Inocência” com uma cavalgada por trechos e locais provavelmente trilhados pelo então militar. Quando o engenheiro militar Alfredo D´Escragnolle Taunay participou da Guerra do Paraguai (1860- 1874), percorreu solo mato-grossense, acompanhando o movimento da tropa brasileira. Ele escreveu o livro “Retirado da Laguna” que registra um dos momentos mais marcantes do maior conflito bélico da América do Sul. Na época, o nobre militar concluiu ainda, o romance “Inocência”, baseado em suas andanças pelo território mato-grossense durante o Brasil Império.

No dia 14, (quinta-feira) primeiro dia da cavalgada, os cavaleiros iniciaram o percurso após café da manhã, às 9h na chácara da OAB, em Paranaíba, e seguiram em direção à fazenda de Totti Machado, onde foi servido almoço para comitiva.

O jantar e pouso do primeiro dia ocorreram no distrito do Alto Santana, onde uma escola foi adaptada para receber os cavaleiros, com redário e uma programação cultural. No dia 15 (sexta-feira), o café da manha foi servido na escola do Alto Santana. A comitiva seguiu para o almoço na fazenda Tonzinho e durante a tarde prosseguiram em direção da fazenda de propriedade de Lenito Faustino, na região do Espicha Couro, ainda em território de Paranaíba, para jantar, pouso e café da manhã.

No dia 16 (sábado), a comitiva continuou com almoço na fazenda Campeira e jantar regado de um bom churrasco e moda de viola, na fazenda Santa Emilia, na região do Rio Quitéria. No dia 17 (domingo), o grande dia esperado por todos de Inocência e Paranaíba, estavam presentes para a cerimônia de encerramento os prefeitos, Jose Arnaldo e Ronaldo Miziara, os secretários municipais Ariovan Gonzaga, Drauton Batista e Claudio Aggi.

Nesta festiva foram homenageados o prefeito Jose Arnaldo, ganhando de presente um livro na qual tratava da historia de Inocência, em seguida os cavaleiros que representaram nosso município de Inocência, Tales Ferreira de Souza e Bruno Aparecido da Silva Freitas, foram homenageados com uma placa dedicatória deste evento tão importante.

Vale destacar que cada cavaleiro e cavaleira, que participou da cavalgada, receberam medalhas de participação, por fim foi servido um delicioso almoço e muita dança para todos os presentes no recinto.

Fotos: Emerson Gomes