21 SET 2017
Beneficiários do Programa Vale Renda participam de reunião

Inocência (MS)- A coordenadora do Programa Vale Renda em Inocência, Nayara Ribeiro de Freitas Melo, realizou na tarde do último dia (19), na sede do centro cultural Lázara Lessonier, mais uma reunião socioeducativa com as famílias beneficiarias do programa.

Na ocasião, Nayara Ribeiro de Freitas Melo, Coordenadora do Programa Vale Renda de Inocência; Drauton Batista de Souza, Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, João Luiz Leal de Paula, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Fabia Rossana Salles Maciel, Coordenadora do Projeto Inodança e Helem Bruna da Costa, representante da Secretária Municipal de Assistência Social, estiveram participando da reunião com os beneficiários e fizeram questão de enfatizar o trabalho que vem sendo realizado no Município buscando melhorar a qualidade de vida da população.

“Essas reuniões mensais são de fundamental importância, pois têm o objetivo de ouvir os questionamentos dos beneficiários. É nesse contato corpo a corpo que temos a oportunidade de ouvir as dificuldades encontradas pela população e com isso podemos planejar ações para a melhor qualidade de vida do nosso povo”, comentou,  Nayara.

O que é Vale Renda? - O Vale Renda é um programa desenvolvido pela Superintendência de Benefícios Sociais, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), que tem o objetivo desenvolver ações voltadas para as famílias sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica, auxiliando-as no trajeto para a independência e melhores condições de vida em um futuro mais digno.

Benefício - O Programa consta de um benefício em pecúnia que é atualizado anualmente, com base na inflação. É o único Programa de transferência de renda do país que repassa 13 parcelas anuais às famílias beneficiadas. Além do aporte financeiro as famílias participam de reuniões socioeducativas mensais, oportunidade onde participam de palestras e recebem informações sobre seus direitos, serviços públicos, conceitos de cidadania, entre outros.

Quais são os critérios para receber o beneficio? - Em Campo Grande, como em todos os outros 78 municípios do Estado, há equipes que visitam, cadastram e fazem acompanhamento das famílias, verificando se atendem os critérios pré-estabelecidos e em caso positivo, orientando-as para o posterior cumprimento das condicionalidades do Programa Vale-Renda. A família deve ter renda per capita inferior ou igual a meio salário mínimo; residir no Estado há pelo menos dois anos; e não ser beneficiária de outro programa social do governo federal, estadual ou municipal, exceto quando o valor total dos benefícios recebidos seja inferior ou igual a meio salário mínimo ou haja a integração de programas sociais entre as esferas governamentais.

O Vale Renda é gerenciado pela Secretaria de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast),

Fotos: Emerson Gomes