12 SET 2017
Comitê se reúne para discutir elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Inocência continua dando andamento na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. A ideia é discutir os problemas e buscar soluções para solucionar as dificuldades do município, relacionadas a abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana de águas pluviais.

Promover a saúde, a qualidade de vida e ações favoráveis ao meio ambiente, por meio da prestação dos serviços de saneamento básico foram os assunto discutidos durante as várias reuniões setoriais com representantes do Comitê Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), cuja finalidade é a universalização dos serviços.

O PMSB é um documento que mostra quais os caminhos do saneamento básico que o município deverá seguir pelos próximos 20 anos. Serve para definir como serão feitas as ações de saneamento, e também quanto tempo e quanto dinheiro será necessário para colocar essas ações em prática.

O projeto de elaboração do PMSB é acompanhado pelo coordenador Ermínio Guedes, que junto à comissão tem discutido e levantado questões relacionadas aos quatro serviços essenciais que compõem o saneamento básico: o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Esta semana o comitê de elaboração do PMSB teve uma reunião com os vereadores do município durante a qual foram feitos esclarecimentos sobre o objetivo do PMSB e das estratégias de execução para finalizar o trabalho, reforçando o objetivo de promover melhorias ambientais para fortalecer a prevenção de doenças, promover a saúde e a qualidade de vida da população, através do saneamento básico.

O comitê deliberou por realizar pesquisas de opinião da população e sobre reuniões setoriais a serem desenvolvidas no sentido da participação social para incluir no plano os maiores interesses da população. “A população precisa se pronunciar sobre o que deseja em termos de saneamento básico, no curto, médio e longo prazo, dessa forma, Inocência será do tamanho dos sonhos da sua população”, disse Ermínio Guedes.

Na sequência da semana realizaram reuniões com equipes da secretária de infraestrutura, saúde e educação, também na articulação de trabalhos e informações da situação atual do saneamento básico municipal.

E para finalizar compromissos nesta semana, ontem os representantes do Comitê Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), estiveram reunidos com a presidente da Associação Comercial e Industrial de Inocência, Sonia Maria da Costa, informando sobre o plano Municipal de Saneamento Básico, e em breve será realizada uma reunião com a classe empresarial do município.

Fotos: Emerson Gomes