13 JUL 2017
Implantação do selo de Inspeção Municipal começa a ser definida pelo CIDECOL

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (CIDECOL) promoveu reunião em Paranaíba, na última sexta-feira (7) com a participação de municípios interessados na implantação do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O SIM também é o primeiro passo para que os produtores rurais consigam avançar em termos de qualidade. Pois, só a partir dele é possível se pensar em buscar outras certificações como o SIE (Selo de Inspeção Estadual) e o SIF (Selo de Inspeção Federal).

O selo de Inspeção, seja ele Municipal, Estadual ou Federal é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria-prima animal, como: carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.

Secretários municipais e médicos veterinários de cinco municípios debateram os detalhes para implantação do serviço que permitirá que os produtos de origem animal dos municípios integrantes do Consórcio possam ser comercializados na região.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Inocência, Ariovan Gonzaga Nogueira assinalou que a iniciativa do Cidecol deverá ajudar a resolver as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes e produtores rurais, quanto à regularização de seus produtos.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paranaíba, Claudio Agi, o selo do SIM é uma aspiração de pequenos produtores que poderão ampliar a sua área de comercialização. Ele informou que por determinação do prefeito Ronaldo Miziara, atual presidente do Cidecol, os municípios terão apoio, através da cessão de médico veterinário, para realização de vistorias.

O SIM, vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária, é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município. Com a fiscalização nos municípios, os produtores terão ampliados as chances de comercialização em função do selo de garantia nos produtos.

Fotos: Emerson Gomes

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024