30 JUN 2017
Biblioteca SESI – Indústria do Conhecimento de Inocência é destaque em MS

Relatório de Atendimentos apresentado pelo SESI da atuação das Bibliotecas Indústria do Conhecimento de Mato Grosso do Sul aponta Inocência em décimo terceiro lugar no ranking das 43 unidades existentes no estado, considerando que até o ano passado estava em 35° lugar.

No período de Janeiro a Junho de 2017 houve um aumento significativo no número de pessoas atendidas. Somando as 43 Bibliotecas foram realizadas 50.208 atendimentos e 13.229 pessoas atendidas.

Os serviços oferecidos vão desde: Uso dos Computadores; Ação Educativa / vídeos; Ações educativas; Cursos livres Português e Matemática; Contação de histórias; Bics e a Primeira infância; Projetos de leitura; Inclusão social; Cinemateca; Iniciação Tecnológica – Robótica; Jogos pedagógicos até Reforço escolar individualizado.

Foram abordados temas como Preconceito, dia Internacional do Jovem Trabalhador, Saúde Da Mulher e Orientação Alimentar, Semana Mundial do Meio Ambiente, Dia da Avó e Saúde na Terceira Idade, Saúde do Homem, Compreensão Mundial, Campanha e Combate ao Câncer de Mama, Dia Mundial da Gentileza e Solidariedade, dia do circo, dia mundial da dança, dia do índio, palestras sobre homofobia e  conscientização sobre a dengue, obesidade infantil e sedentarismo e muito mais.

A função principal de qualquer biblioteca é ser fonte de conhecimento. Em nosso estado, com as Bibliotecas Indústria do Conhecimento somos exemplo de que esses espaços podem oferecer muito mais a seus usuários: sonhos, paz, mudança de vida.

A função social de uma biblioteca vai muito além da informação, passa pela formação e pela cidadania. Numa biblioteca, é preciso lidar com toda a realidade que compõe a sociedade e tentar mostrar caminhos quando preciso.

A função educativa das nossas bibliotecas objetiva promover junto à comunidade usuária aspectos, meios, materiais e condições que facilitem a autoeducação e possibilidades de apropriação de conhecimentos. Esta função está em consonância com o Manifesto da UNESCO que assinala que a biblioteca pública deve apoiar as atividades e programas de alfabetização, destinadas a todos as pessoas de todos os grupos sociais ou idades (Manifesto da UNESCO - 1994).

É possível afirmar que a função educativa desenvolvida por nossas bibliotecas, correspondem às atividades que subsidiarão e complementarão a educação formal e possibilitarão aos usuários a apropriação de conhecimentos. significação e transferência de saberes que possam modificar ou transformar a vida dos cidadãos.

O prefeito José Arnaldo, ficou muito satisfeito com o resultado e acredita que todos àqueles que frequentam a Biblioteca do SESI tem acesso à informação, direito à informação e possibilidades de apropriação de conhecimento. “Nunca é tarde para aprender e aprimorar seus conhecimentos. Agradecemos aos funcionários da Biblioteca do SESI, ao secretario de esportes, cultura e lazer, Drauton Batista e todos àqueles que contribuem com acesso ao conhecimento”, comemorou o décimo terceiro lugar no ranking entre as 43 bibliotecas do SESI.

Fotos: Emerson Gomes

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024