11 ABR 2017
Inocência deve iniciar Projeto piloto de coleta seletiva

Inocência (MS) Um antigo anseio da comunidade de Inocência, da coleta seletiva de lixo e fechamento do Lixão Municipal, pode caminhar para se tornar realidade, por meio da secretária de Meio ambiente. O projeto piloto, que deve iniciar no próximo mês, começa no Bairro Bom Jesus com 200 famílias que serão capacitadas e treinadas, para separar os resíduos, em secos, orgânicos e rejeitos. Os secos irão para reciclagem, os orgânicos para adubo e os rejeitos, ou seja, aquilo que é inaproveitável vai para o aterro sanitário.

“A coleta seletiva é um anseio antigo da comunidade que a prefeitura está implantando agora de forma bem cuidadosa e planejada”, disse o secretário de meio ambiente João Luiz Leal, acrescentando que o projeto piloto servirá para testar no dia a dia o funcionamento da coleta, fazendo as avaliações e os ajustes que se mostrarem necessários. A meta é expandir a coleta, gradativamente, a partir dos resultados alcançados, para os demais bairros.

O Secretário Meio Ambiente João Luiz Leal falou sobre o projeto, especificando cada ação que será implantada até o final deste ano. Os locais escolhidos seguiram critérios condicionados pela Funasa, por conter áreas de preservação permanente. Também “pela questão de vulnerabilidade ambiental nos locais”, destaca. O projeto prevê o fortalecimento das atitudes dos moradores com relação à separação do lixo em orgânico e reciclável, a higiene doméstica, domiciliar e pessoal, resulta na melhoria da qualidade de vida de todo o ambiente.

O objetivo dos cursos realizados neste período foi capacitar agentes públicos ao gerenciamento integrado do saneamento básico, com ênfase na gestão de resíduos sólidos, iniciando pela coleta seletiva e destinação correta de materiais recicláveis, compostagem do material orgânico e dos rejeitos destinados ao aterro sanitário. As atividades de conscientização e sensibilização da população sobre a necessidade da conservação ambiental, com foco na prevenção de doenças e mais qualidade de vida, está sendo trabalhado, em cursos e oficinas, neste momento com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da rede municipal de Educação.

O coordenador do projeto, Erminio Guedes explicou que a coleta seletiva começa no Piloto, em sistema porta a porta e feita em dias de escala combinada com a população.  “É necessário o apoio da população, fazendo a separação do lixo, em recicláveis e rejeitos. Após a separação, os materiais seguirão destinos distintos: Reciclagem e Aterro Sanitário” ressaltou Erminio Guedes, acrescentando que após amadurecidos os procedimentos no Piloto, o Projeto caminha em direção a outros bairros.

“Tenho certeza de que esse projeto será um sucesso em Inocência e brevemente o Município possa estar dando a destinação correta do lixo e eliminando a figura negativa do Lixão Municipal”, afirmou Erminio Guedes no último dia do curso na escola municipal Cirilo Anoena da Costa na manhã deste sábado (08) onde ocorreu um treinamento prático aos participantes do curso, de como se fazer uma compostagem do lixo orgânico para se utilizar nas hortas escolares e domiciliares, para beneficiar estudantes na merenda escolar e famílias, com alimentos saudáveis.Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Emerson Gomes

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024