14 MAR 2024
Comissão do SEBRAE Avalia Projeto "Ecossaber Empreendedor" em Inocência: Uma Soma de Ações Transformadoras

Na busca incessante por iniciativas empreendedoras que impulsionem o desenvolvimento local e promovam a cultura empreendedora desde a juventude, a comissão de avaliação do SEBRAE esteve em Inocência, um município do estado, para avaliar o Projeto "Ecossaber Empreendedor". Este projeto, que concorre estadualmente ao prêmio "Prefeitura Empreendedora" na categoria Empreendedorismo na Escola, tem se destacado pelo seu compromisso com a formação de jovens empreendedores e pelo impacto positivo na comunidade.

O nome "Ecossaber Empreendedor" foi escolhido estrategicamente para representar a candidatura do projeto, pois reflete a soma de diversas ações desenvolvidas em paralelo ao longo dos anos em Inocência. Essas ações, embasadas nos eixos JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), Recicla Verdinho, Escola Cidadã, Formação Empreendedora e Atividades Culturais na Feira do Produtor, convergem para criar um ambiente propício ao desenvolvimento de competências empreendedoras e à conscientização ambiental desde a infância.

Os representantes do SEBRAE, Matheus e Saulo, acompanhados pelo Agente de Desenvolvimento do Município, Fabrício Corrêa, realizaram uma série de visitas estratégicas. Primeiramente, a equipe visitou a Escola CEI Prof. Olivalto Elias da Silva, um dos pilares do Projeto "Ecossaber Empreendedor". Nessa instituição, puderam observar de perto as atividades e iniciativas empreendedoras desenvolvidas pelos alunos, assim como o engajamento dos professores e da comunidade escolar. Na ocasião, conversaram com a Diretora Eloisa Elena e a Vice-Diretora Gislene Ferreira.

Durante a visita ao CEI, a comissão teve a oportunidade de conversar com o aluno Arthur, que se destacou por sua dedicação na coleta de materiais recicláveis para trocar pelos "Verdinhos". Essa iniciativa faz parte do projeto Recicla Verdinho, que propõe a troca de materiais recicláveis (como tetra pak, garrafas e latinhas) por uma moeda aportada pelo Sicredi. Esses "Verdinhos" são posteriormente utilizados para adquirir produtos da agricultura familiar na feira local, promovendo assim a conscientização ambiental e o apoio à economia local.

Além da escola, a comissão do SEBRAE também fez visitas à Secretaria de Educação, onde foram recebidos pela Secretária Adriana Franco, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, onde foram recebidos pelo Secretário Doubbert Blini e o Agrônomo Jeandro Freitas, e conversaram sobre as ações e estratégias adotadas para promover o empreendedorismo e o desenvolvimento local. Essas visitas proporcionaram uma visão abrangente do ambiente empreendedor de Inocência, destacando a integração entre diferentes setores da administração pública em prol do fomento ao empreendedorismo.

Durante a estadia em Inocência, a comissão teve a oportunidade de se reunir com o Prefeito Toninho da COFAPI. Nesse encontro, foram discutidas as perspectivas de fortalecimento do empreendedorismo no município e os próximos passos para consolidar as iniciativas já em andamento.

O Projeto "Ecossaber Empreendedor" está em plena atividade em Inocência desde 2021, quando foi implantado o programa Cidade Empreendedora. Com uma abordagem inovadora e integradora, tem conquistado reconhecimento e resultados positivos, transformando a realidade de Inocência e inspirando outras comunidades a investirem no empreendedorismo desde a educação básica.

O SEBRAE, por sua vez, tem desempenhado um papel fundamental ao apoiar e reconhecer iniciativas como essa, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico sustentável das regiões onde atua. A avaliação da comissão do SEBRAE em Inocência representa não apenas um reconhecimento, mas também uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências, visando fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor do município.

Inocência, com seu compromisso com o desenvolvimento local e a formação de novas gerações de empreendedores, se destaca como um exemplo a ser seguido, inspirando outras comunidades a trilharem o caminho do empreendedorismo e da inovação.

Local: Inocência/MS