11 NOV 2021
Secretaria de Saúde realiza ação educacional nas escolas de Inocência
A Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica junto ao controle de vetores, enfermeiras, agentes de saúde e agentes de endemias, realiza neste mês de Novembro o "Dia D" de combate ao mosquito da Dengue.

A ação é acompanhada por ações de educação em saúde junto às escolas, informando a população sobre os riscos e prevenção de doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de chagas, assim como de acidentes com escorpiões. Pois, orientar a comunidade sobre sintomas, riscos, agentes transmissores de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva é fundamental para o combate a possíveis doenças e enfermidades.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Sanitária Edna Zoccal: "o objetivo da educação em saúde é falar com a população sobre os riscos de doenças, principalmente nesse período de chuvas com o aparecimento do mosquito da dengue, e ressaltar a necessidade da limpeza de quintais para eliminar também escorpiões".

A equipe de Vigilância Sanitária junto aos Agentes de Endemia promoverá nos dias 30/11 e 02/12 o "Arrastão da Dengue" que consistirá numa ação para recolhimento de lixos e entulhos de casas, quintais e terrenos. A Prefeitura pede que a população realize a limpeza e deixe os lixos em frente a sua casa para que a equipe passe realizando o recolhimento nessa data.

É fundamental lembrar que não tem veneno especifico para combate ao escorpião, sendo o principal mecanismo para combate do mesmo a limpeza para eliminar o principal alimento do escorpião que é a barata. Para sanar suas dúvidas ou solicitar apoio entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone/whatsapp (67) 3574-1950.
Fonte: Vigilância Epidemiológica
Autor: Fabrício Corrêa