22 JUN 2020
Inocência reforça importância da imunização contra o sarampo

Inocência (MS)- O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
A fim de proteger a população e controlar possíveis surtos da enfermidade, a Secretaria Municipal de Saúde, promove até o dia 30 de junho, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Essa tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país.
Vale destacar que nosso município atingiu até o momento de vacinação o 4º lugar em cobertura vacinal contra o sarampo. (confira a lista do top 10)
1. NOVO HORIZONTE DO SUL
2. SELVIRIA
3. ITAQUIRAI
4. INOCÊNCIA
5. DEODAPOLIS
6. BATAIPORA
7. NIOAQUE
8. PARANHOS
9. ALCINOPOLIS
10. BRASILANDIA
Ressaltamos que os municípios de AQUIDAUANA, COSTA RICA e SONORA ainda não inseriram nenhuma dose aplicada no SIPNI.
De acordo com a coordenadora de imunização, Gabriela Paschoaleto, caso o cidadão não tenha o cartão de vacina, deve procurar a unidade para atendimento mesmo assim. “Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, nosso objetivo é que este grupo tenha a vacina em dia para que não haja nenhum caso da doença na cidade”, explicou Gabriela Paschoaleto.