11 NOV 2019
Prefeitura de Inocência capacita seus servidores.

A Prefeitura de Inocência, por meio da Secretaria de Finanças ofereceu para uma parte de seus servidores capacitação no intuito de aprimorar o sistema gerencial das compras municipais de modo a proporcionar maior eficiência nos processos de aquisição de bens e contratação de serviços, tanto sob a ótica econômico-financeira, como do ponto de vista técnico, lembrando que este curso foi ministrado pelo consultor Sr. Márcio Peres Monteiro, Sócio-Proprietário da empresa Simpa Assessoria e Planejamento Ltda.
Foram capacitados Secretários, Diretores Administrativos, Coordenadores e Ordenadores de Despesa; Pregoeiros, Membros da Comissão Permanente de Licitação; bem como os servidores responsáveis pela elaboração dos Termos de Referência, Projeto Básico e servidores que atuam como gestores e fiscais de contratos; e demais servidores envolvidos direta ou indiretamente no processo licitatório.
Não é de hoje que o servidor público responsável pelas compras e contratação de serviços e formação de editais se vê em meio a inúmeras dificuldades no momento de especificar os produtos a serem adquiridos por meio de procedimento licitatório, mas sem se afastar das normas e princípios que norteiam a atividade administrativa.
Como comprar produtos com qualidade obedecendo ao critério de menor preço? Será que é possível comprar um produto de qualidade pelo critério de menor preço? Posso pretender adquirir um produto indicando uma determinada marca?
Essas e outras perguntas são freqüentes em todos os cursos de capacitação em licitação. Respondemos que sim, é perfeitamente possível comprar para o Município com qualidade, sem infringir nenhum preceito legal.
Este treinamento levou aos participantes conceitos, procedimentos e técnicas que permitam a elaboração de editais de licitação nas mais diversas modalidades, com cláusulas que permitam a aquisição de itens detentores de qualidade e em estreita conformidade com as normas e princípios legais. Foi apresentados os conceitos de padronização para indicação de marca, formação de banco de marcas aprovadas e banco de marcas não aprovadas.