27 SET 2019
Nova rede de transmissão soluciona problema de fornecimento de energia em Inocência

Inocência (MS) – Com investimentos de R$ 7,5 milhões, a Energisa elevou o padrão de energia elétrica em Inocência, construindo uma rede de transmissão com 71 km de extensão e quase três vezes mais potente, passando de 13.000 watts para 34.500, melhorando e ampliando o fornecimento de energia no município, dando o start no desenvolvimento industrial local.
A nova rede foi ligada na madrugada do último sábado, dia 3, por volta da 1h, e a notícia alegrou especialmente o prefeito José Arnaldo, que desde fevereiro do ano passado vem intensificando os esforços junto à diretoria da empresa para que a obra fosse efetivada. Nesta luta, o prefeito ganhou o apoio do deputado federal Beto Pereira, do deputado estadual Paulo Côrrea e do próprio governador Reinaldo Azambuja, que fez parte das tratativas e reforçou o pedido. “E nós agradecemos aos Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa, por ter se sensibilizado e viabilizado esta importante obra para Inocência”, ressalta José Arnaldo.
Até então, o fornecimento de energia de Inocência estava sendo realizado por uma rede de distribuição proveniente de Paranaíba e causava inúmeros transtornos à população, principalmente à indústria, “eram mais de 20 picos de energia por dia. Além disso, a baixa potência da rede nos impossibilitava bastante na hora de atrairmos investidores. Mas agora esse problema está resolvido e enxergamos um futuro muito promissor para Inocência”, diz o prefeito entusiasmado com a possibilidade de atrair novas indústrias para gerar emprego e renda para o município.
Sobre participar desse momento importante da história de Inocência, José Arnaldo foi enfático: “eu sou um administrador realizado por ter conseguido, com apoio de políticos parceiros, solucionar um problema que há mais de 30 anos vem prejudicando Inocência. O sentimento é de dever cumprido”.
Ainda em fase de transição (teste), a rede será inaugurada oficialmente no próximo dia 25 de agosto em uma grande churrascada popular realizada pela Prefeitura para a comunidade inocenciense. Com apoio de produtores rurais do município, serão abatidas 16 vacas para o churrasco, que será servido com farofa, mandioca e refrigerante para a toda a população durante uma grande festa marcada para às 11h da manhã, no Clube Rei, com direito a show de artistas ‘pratas da casa’.

Nova rede

Foi construído em Inocência um ‘backup de atendimento para evitar interrupções do serviço. Caso ocorra algum evento que prejudique o fornecimento de energia elétrica pela rede de energia principal, esse abastecimento será restabelecido por outra linha em segundos. Para a construção desse backup foram instalados 808 postes, 210 mil metros de cabos, um novo religador e um regulador de tensão.
A medida realizada tem como benefício a prevenção de interferências no sistema elétrico e pode reduzir intermitências como as oscilações de energia. Com isso, o fornecimento de energia elétrica adquire mais estabilidade, reduzindo-se também as oscilações decorrentes de alterações no nível de tensão.