07 JAN 2019
Frigorífico Mazzucato realiza abate técnico, antes da Inauguração

Inocência (MS)- Agora não falta mais nada! Nesta sexta (21), foi realizado com sucesso, o primeiro abate técnico, com 11 cabeças de gado, para comprovar e atestar que pode ser iniciado o funcionamento do novo Frigorífico Mazzucato, em Inocência. Com a presença do secretário de Desenvolvimento, Ariovan Gonzaga, que incansavelmente se empenhou desde que assumiu a secretaria, a fim de gerar mais e renda e economia para o município, além de possibilitar o funcionamento do frigorífico com total transparência, confiança e segurança, O Brasil é reconhecido com um dos maiores produtores de proteína animal do mundo, sendo líder na produção de carne de frango e bovina. No entanto, ainda temos um sério problema que precisa de rápida solução: os abates clandestinos. Faltam números definitivos, porém especula-se que aproximadamente 30% da carne consumida no Brasil seja decorrente de abates clandestinos. Com a clandestinidade, não se sabe o quão higiênico é este abate, o que coloca o consumidor em risco permanente. Felizmente, aos poucos a situação está mudando, pois órgãos fiscalizadores e empresários movimentam-se para a implantação de abatedouros de pequeno porte que atendam uma parcela destes abates e seguem as regras de higiene e segurança alimentar. Os resultados foram altamente expressivos quando comparado aos abates padrão de mercado, o projeto nasceu pioneiro e propõe mostrar que a atividade é viável – ainda que atendendo a uma série de protocolos dos mercados mais exigentes – e que os produtores produzem “qualidade” conservando o meio ambiente, cumprindo as legislações trabalhistas, sendo socialmente justos, valorizando o bem estar animal e utilizando de Boas Práticas Agropecuárias. “O objetivo primordial do projeto é coibir ou diminuir os abates clandestinos, que ocorrem em grande escala no interior do estado, buscando a segurança alimentar da população consumidora de carne”, destacou o secretário Ariovan Gonzaga.