19 DEZ 2018
Comerciantes se reuniram para esclarecimentos sobre implantação e funcionamento da unidade frigorifica

Inocência (MS)- Foi realizada uma reunião nesta terça (18), juntamente com a presença do secretário de desenvolvimento e turismo, Ariovan Gonzaga, o médico veterinário do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (CIDECOL), Estênio Roberto de Freitas, o médico veterinário, Rafael Ferreira Leal Maia, representando o frigorifico Mazzucato, instalado na cidade de Inocência, que em breve estará iniciando suas atividades, além da presença de parte dos comerciantes e fornecedores do produto de origem animal do município, a fim de saber a real situação do serviço de inspeção municipal, suas leis, decretos, seu funcionamento e trocar informações para adaptação e adequações do serviço de inspeção que será realizado assim que inaugurar o frigorifico de Inocência, diante de suas normas de compromisso e garantia de que não vai adquirir produtos de forma irregular, considerando de forma esclarecedora a implantação e funcionamento da unidade frigorifica, onde à presença de todos os envolvidos será de suma importância.

Assim, o alinhamento das normativas e funcionamento do SIM em Inocência, irá fomentar o desenvolvimento econômico do município através da formalização frigorifica, criando novas oportunidades de negócios, pois tirará diversos produtores da informalidade, podendo os mesmos expandirem seus mercados, destacou o médico veterinário do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (CIDECOL), Estênio Roberto de Freitas.

“A Prefeitura, através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico e turismo, não mediu esforços para que esta ferramenta fosse implementada, por meio da parceria com o CIDECOL, que foi de fundamental importância na consolidação desse processo. Todas as pessoas que trabalham com o abate animal serão provocadas a fazê-lo de maneira adequada. Agora, o município oferece o espaço adequado e estruturado e com certeza, a população de Inocência, vai receber um produto de qualidade na sua mesa. É o propósito da gestão estar sempre oferecendo melhor qualidade de vida ao nosso povo”, acrescenta o secretário Ariovan.

“De um lado, estaremos gerando emprego e renda, porque há uma valorização do produto local certificado. Do outro lado, tem as pessoas que vão consumir um produto de qualidade sabendo que foi inspecionado e que teve todos os cuidados com os aspectos higiênicos e sanitários. Então, o município está de parabéns. O trabalho está só iniciando. A população tem que ter muita serenidade. Essa não foi uma decisão do gestor público, do Ministério Público. É uma necessidade está ocorrendo em todos os municípios brasileiros e Inocência não pode ficar na contramão. As normas da inspeção sanitária não vieram para punir, mas sim para adequar e colocar um produto forte no mercado”, concluiu de forma unânime todos comerciantes presentes na reunião, acrescentando que todos iriam colaborar com o funcionamento do frigorifico.

Local: Inocência